População escolhe novas cores das Calçadas Acessíveis e Permeáveis da Av. Goiás
A população de São Caetano do Sul iniciará 2020 com um novo projeto para o passeio público da Avenida Goiás
- Data: 11/11/2019 14:11
- Alterado: 11/11/2019 14:11
- Autor: Bignardi Junior
- Fonte: PMSCS
População escolhe novas cores das Calçadas Acessíveis e Permeáveis da Avenida Goiás
Crédito:Divulgação
Ainda em fase de finalização pela Seohab (Secretaria de Obras e Habitação), o projeto tem por finalidade aumentar a acessibilidade das calçadas da mais famosa avenida da cidade. As cores foram definidas pela população, em votação na internet, e as mais votadas foram Bronze e Gergelim, com 2.754 votos (44,7%), à frente da segunda, Grafite e Platina, com 1.265 votos (32,3%), e da terceira, Areia e Cromo Chumbo, com 901 votos (23%).
“A implantação das Calçadas Acessíveis e Permeáveis tem como prioridade a melhora das condições de passeio dos pedestres da Avenida Goiás, principal via arterial do município e que exerce papel organizador no espaço urbano local e regional. O projeto estimula, também, deslocamentos ativos, incentiva hábitos mais saudáveis e contribui para a redução das emissões de gases poluentes”, resumiu o prefeito José Auricchio Júnior, que em sua primeira gestão (2005-2008) realizou as obras dos canteiros centrais da avenida.
As diretrizes adotadas no projeto buscam a priorização do pedestre em relação aos veículos automotores, produzindo um ambiente urbano mais sustentável e confortável para os deslocamentos a pé.
“A intervenção prevê a substituição do piso existente por pavimentação ecológica drenante, adequações de sinalização para priorização do pedestre, extensão do passeio para instalação de ciclovias permanentes nos bordos da via, uniformização e extensão das faixas verdes permeáveis nas calçadas, instalação de piso podotátil e padronização de rampas para acessibilidade”, concluiu a secretária de Obras e Habitação, Maria de Lourdes da Silva.
CICLOVIA
Como parte do projeto, uma ciclovia será instalada na Avenida Goiás, com extensão prevista de 12 km e percorrendo nove bairros. A rede cicloviária tem como objetivos viabilizar a intermodalidade, colaborar para convivência harmônica entre pedestres e ciclistas, estabelecer conexões entre os principais pontos da cidade e garantir a segurança dos ciclistas.