Enel SP amplia em 8,3% inspeções de fraudes e furtos de energia entre janeiro e março

Ao todo, foram realizadas mais de 56,4 mil inspeções na rede elétrica dos 24 municípios atendidos pela concessionária, crescimento de 8,3%

  • Data: 27/05/2021 13:05
  • Alterado: 27/05/2021 13:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Enel Distribuição São Paulo
Enel SP amplia em 8,3% inspeções de fraudes e furtos de energia entre janeiro e março

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A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, intensificou as ações de combate às fraudes e furtos de energia. No primeiro trimestre do ano, a distribuidora realizou 56.442 inspeções em sua área de concessão, crescimento de 8,3% na comparação com as 52.125 inspeções realizadas no primeiro trimestre de 2020.

Como fruto deste trabalho, o  levantamento interno aponta que a companhia identificou 9.094 irregularidades entre janeiro e março de 2021, um aumento de 529% em relação às 1.446 fraudes encontradas em igual período do ano passado. Com isso, a Enel Distribuição São Paulo conseguiu recuperar 16,86 milhões de kWh de energia furtada, o que representa uma expansão de 151% frente aos 6,71 milhões de kWh de volume de energia recuperado pela concessionária no primeiro trimestre de 2020.

O volume de energia recuperado pela distribuidora no primeiro trimestre de 2021 seria suficiente para abastecer 9.369 residências por um ano, com consumo médio mensal de 150/kWh. Entre os principais fatores que explicam o aumento no número de fraudes identificadas estão: mudanças em procedimentos operacionais internos, a ampliação das inspeções e a condição econômica, agravada pela continuidade da pandemia do novo coronavírus.

Maior município da área de concessão da distribuidora, São Paulo lidera o ranking de inspeções realizadas no primeiro trimestre de 2021, totalizando 41.343, com 6.998 irregularidades encontradas. A capital é seguida pelas cidades de São Bernardo  do Campo,(1.733 inspeções e 236 irregularidades); Taboão da Serra (863 inspeções e 220 irregularidades); Embu das Artes (738 inspeções e 213 irregularidades) e Santo André (2.234 inspeções e 178 irregularidades).

A Enel Distribuição São Paulo vem intensificando a fiscalização contra fraudes e furtos em todos os seus municípios de atuação. A distribuidora investiu em novas tecnologias, como um software com inteligência artificial que permite detectar de forma preventiva manipulações na rede elétrica e nos medidores. O combate ao furto de energia contribui para a melhora da qualidade do serviço e para a segurança da população”, afirma o responsável pela área de Operações Comerciais da concessionária, Ricardo Martins.

Furto de energia é crime

A distribuidora também realiza constantemente ações de combate ao furto de energia em parceria com a Polícia Civil.  No primeiro trimestre deste ano, a empresa realizou 43 operações que resultaram em 27 pessoas detidas em flagrante, sendo 63% de clientes comerciais e 37% de residenciais. Do total, 42% destas ocorrências foram na regional Leste da concessionária, 26% na Sul, 16% na Oeste e 16% na Norte.

A concessionária alerta que fraudes e furtos são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a oito anos de detenção. Além disso, a distribuidora também cobra os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu a irregularidade, acrescida de multa, dos fraudadores. Cometem crime tanto as pessoas que executam fisicamente a fraude nas instalações quanto os titulares das contas de energia.

Além de crime, as fraudes e furtos contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece nas tarifas uma parte das chamadas “perdas comerciais”, como são denominados tecnicamente os furtos e as fraudes no jargão do setor elétrico. Esse reconhecimento tem por objetivo compensar parte do prejuízo da distribuidora com o valor da energia furtada e cobrir os custos para identificar e coibir as irregularidades.

Outra consequência negativa é a piora na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores da concessionária. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento de energia. A regularização dos clientes traz cidadania para essa parcela da população e beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade.

Consumidores que adotam esta prática, popularmente conhecida como “gato”, também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais.

Combate ao furto de energia

Consumidores podem ajudar a Enel Distribuição São Paulo no combate às fraudes e furtos pelos canais de atendimento da distribuidora. As denúncias podem ser feitas pelo site https://portalhome.eneldistribuicaosp.com.br/#/area-aberta/dinamico/denuncia-fraude ;  pelo aplicativo Enel SP, que pode ser baixado gratuitamente pelo iOS ou Android, ou pelo 0800 72 72 196. A denúncia pode ser anônima, sem a identificação do consumidor.

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  • Data: 27/05/2021 01:05
  • Alterado:27/05/2021 13:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Enel Distribuição São Paulo









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