TSE e agências de checagem trabalham juntos para evitar Fake News

Com informações verdadeiras e relevantes, medida visa combater as notícias falsas sobre as Eleições Municipais 2020

  • Data: 01/10/2020 19:10
  • Alterado: 01/10/2020 19:10
  • Autor: Izabel Rufino
  • Fonte: Agência Brasil
TSE e agências de checagem trabalham juntos para evitar Fake News

Medida também visa identificar campanhas coordenadas de desinformação

Crédito:Marcello Casal Jr./Agência Brasil

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A partir desta quinta-feira (1º), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trabalha juntamente com diversas agências de checagem. O objetivo da união é identificar notícias falsas, ou seja, as famosas e temidas Fake News. Ademais, a medida visa também combater a desinformação durante as eleições municipais deste ano.

As agências parceiras que fazem parte da iniciativa são: AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere. Dessa forma, as instituições e os órgãos (TSE e Tribunais Regionais Eleitorais) trabalharão com contato permanente.

Importante dizer que, depois que as notícias forem monitoradas, o resultado das verificações será publicado no site Fato ou Boato – que poderá ser acessado pelo celular sem gasto de pacote de dados, isso até o dia 29 de novembro, data em que ocorre o segundo turno das eleições.

Além de combater as Fake News com informações verdadeiras, a atuação do TSE e das agências de checagem visa identificar comportamentos inautênticos na internet, ou seja, campanhas que são coordenadas de desinformação.

Ainda dentro do tema eleições e notícias, uma outra parceria foi anunciada nesta quinta-feira (1º), desta vez com o Google. A plataforma de busca irá disponibilizar, de maneira fácil, conteúdos confiáveis e oficiais.

Inclusive, no topo de buscas por perguntas frequentes sobre o processo eleitoral, por exemplo, o Google irá oferecer informações sobre como votar, os detalhes e cuidados necessário. Por fim, a plataforma incentiva a denúncia sobre conteúdo falso e enganoso, tanto de anúncios quanto de produtos gerais.

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  • Data: 01/10/2020 07:10
  • Alterado:01/10/2020 19:10
  • Autor: Izabel Rufino
  • Fonte: Agência Brasil









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