Forças de segurança de São Caetano do Sul recebem demandas da população

O Conseg, Conselho Comunitário Estadual de Segurança de São Caetano do Sul, reuniu-se nesta quarta-feira com moradores da cidade. O encontro aconteceu no Sesi São Caetano.

  • Data: 15/03/2019 18:03
  • Alterado: 15/03/2019 18:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Golden Square Shopping
Forças de segurança de São Caetano do Sul recebem demandas da população

Crédito:

Você está em:

Composto por representantes da sociedade civil e das forças de segurança que atuam em São Caetano, todos atuando de forma voluntária, o Conseg é um canal de comunicação entre a comunidade e o poder público. Jorge Salgado, secretário de Segurança, destaca que o conselho permite que a população leve suas demandas diretamente aos órgãos competentes. “É fundamental que a população se torne parceira das instituições de segurança pública. Todas as demandas levantadas nas reuniões do Conseg têm uma devolutiva. Não fica nada sem resposta”, disse o secretário.

A reunião desta quarta-feira começou com as devolutivas às demandas levantadas em reuniões anteriores. Por exemplo, será intensificado o patrulhamento em torno do Sesi Boa Vista, sobretudo no período da noite, a pedido da população. Com relação a outra das demandas apresentadas – a sensação de insegurança provocada pela presença de pedintes em semáforos – as autoridades presentes explicaram que a mendicância, em si, não é considerada crime pela Justiça. Mas a Prefeitura tem feito ações no sentido de investigar a presença de criminosos entre moradores de rua e reduzir esse problema social.  “Estão sendo realizadas ações conjuntas das secretarias de Segurança (Seseg), Assistência e Inclusão Social (Seais), Mobilidade Urbana (Semob), Planejamento e Gestão (Seplag), e Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental (Saesa)”, destaca o secretário. Assim, a melhor maneira de evitar a ação de pedintes é não dando esmolas. A contribuição em dinheiro acaba dificultando a ação da Prefeitura, que oferece acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social e ações de reintegração à sociedade.

PRÓXIMA REUNIÃO
O presidente da entidade, Marco Antonio Pinton, informa que o Conseg se reúne mensalmente, em diferentes locais da cidade. “Costumamos fazer três reuniões em cada bairro, de modo a atender a demandas de diferentes locais da cidade”, explica. A próxima reunião agendada, ainda no Sesi do Bairro Boa Vista (R. Santo André, 810) já está agendada para o dia 10 de abril, às 19h30, aberta à população.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 15/03/2019 06:03
  • Alterado:15/03/2019 18:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Golden Square Shopping









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados