Programação do IC para Crianças do Itaú Cultural

No mês das crianças, o Itaú Cultural traz oficinas de tintas naturais, podcast, filmes e intervenção na rua voltada para a garotada

  • Data: 06/10/2023 15:10
  • Alterado: 06/10/2023 15:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Programação do IC para Crianças do Itaú Cultural

Crédito:

Você está em:

Em outubro, mês das crianças, os pais têm boas opções de lazer para seus filhos na programação do Itaú Cultural. Continuando nesta semana o Arte na Rua, no dia 8 de outubro (domingo), às 15h, o Bando Passarim apresenta a intervenção Pássaro Avoador, uma contação de história musicada, que fala sobre o encontro de um passarinho com o vento.

Ainda, na calçada em frente a instituição, nos dias 12, 15 e 22 de outubro, a família é convidada a se divertir com o Circo di SóLadies|Nem SóLadie. Formado por duas palhaças e ume palhace, o grupo apresenta Des.Cantadas, com novas versões de músicas infantis e interage com o público enquanto circula pelo espaço com instrumentos musicais, risos e improvisos.

Nos dias 12 e 13 de outubro, o Itaú Cultural comemora o Dia das Crianças com uma edição extraordinária da Expedição Brasiliana, inspirada na Coleção Brasiliana – em exposição permanente no Espaço Olavo Setúbal –, no IC, para ensinar a criançada a explorar o uso de raízes e alimentos a fim de produzir tintas naturais. O projeto, que nesta edição dialoga com o IC para Crianças, leva o público a investigar a história do Brasil de um modo lúdico, leve e divertido.

A programação também conta com atividades virtuais. De 12 a 31 de outubro, a Itaú Cultural Play www.itauculturalplay.com.br disponibiliza um recorte com 13 filmes que integram a 22ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que acontece presencialmente na capital catarinense de 11 a 22 do mês.

Já a nova temporada do projeto IC para Crianças tem início no dia 7, no YouTube, voltada à confecção de tintas naturais. O artista e permacultor Jhon Bermond conduz a brincadeira, que tem novos episódios sempre aos sábados, às 11h.

De 9 a 12 de setembro (segunda-feira a quinta-feira), estreia no site do IC episódios diários do podcast Bem-te-ouvi. Os temas abordados a cada novo vídeo versam sobre infâncias, liberdades, ancestralidades, amizades, entre outros.

Toda a programação é gratuita, livre para todos os públicos e tem acessibilidade em Libras.

Arte na Rua

Essa programação, que acontece aos domingos na calçada em frente ao IC, com exceção do dia 12, abre o mês de outubro com a performance Pássaro Avoador, inspirada na mitologia e poética cabocla e ribeirinha. Essa contação de história musicada aborda o encontro que um passarinho teve com o vento, enquanto colhia e espalhava sementes de flor. O pássaro, que viaja por todos os cantos do Brasil, tem uma canção para cada lugar visitado.

Para contar essa história, o Bando Passarim, que foi formado no Vale do Capão, na Bahia, traz um repertório autoral de canções, temas instrumentais e poesias dançadas. A sonoridade é inspirada nos ritmos brasileiros, com arranjos para pífanos, cordas e arcos, sanfona e percussão.

O Bando Passarim foi criado em 2009 por Patricia Ferraz, intérprete criadora e brincante. O grupo une musicistas, dançarinas e educadores em torno da pesquisa, apreciação e experimentação da música tradicional brasileira. Na composição do repertório, fazem interpretações de cantos de trabalho, diversão e devoção em diferentes ritmos como o coco, ciranda e maracatu, carimbó, bumba-meu-boi, samba e ijexá, xote e baião.

Nos dias 12, 15 e 22, o Circo di SóLadies|Nem SóLadies apresenta novas versões de músicas infantis em Des.Cantadas. Interagem com o público presente, improvisam, arrancam risadas e brincam pelo espaço com seus instrumentos musicais.

O grupo, formado por artistas que pesquisam a linguagem cômica na cena teatral, circense e audiovisual, completa 10 anos em 2023. Foi criado partindo da percepção de que ainda havia um pequeno espaço dado à mulher nas artes cênicas, quando o assunto era comicidade e linguagem da palhaçaria. Desde o início de sua formação, trabalham com criação de esquetes, intervenções cênicas e espetáculos com dramaturgia própria, utilizando o jogo cênico, o improviso e estudos teóricos sobre o feminismo, como elementos fundamentais para a conexão e interação com o público, estimulando a imaginação para a conquista do estado da graça e do riso.

Expedição Brasiliana

Nesta edição, os educadores do IC convidam o público a produzir tintas naturais. A inspiração para essa atividade, que acontece no Espaço Criativo do 7º andar, vem das pinturas em exposição no Espaço Setúbal, uma vez que as tintas usadas na época de produção de grande parte dessas obras eram feitas pelos próprios pintores, a partir de pigmentos naturais.

Elas eram produzidas por diferentes composições, resultando em diferentes tons, densidades, texturas e até odores das obras. Na oficina, serão usados materiais conhecidos, como a cúrcuma, spirulina, urucum, casca de cebola e água de molho do feijão, possibilitando que os aprendizados sejam replicados em casa.

Esta edição da atividade acontece unicamente nos dias 12 e 13 de outubro, das 15h às 16h30. As inscrições devem ser feitas presencialmente, no balcão de atendimento do IC, meia hora antes do início de cada atividade, ou seja, a partir das 14h30. A atividade conta também com interpretação em libras (língua brasileira de sinais).

A Expedição Brasiliana é um projeto do Núcleo de Formação do Itaú Cultural, iniciado em 2020, no ambiente virtual, e que no ano passado tornou-se presencial, com a estreia de novas temporadas nas férias. Ele se inspira na Coleção Brasiliana, cujo recorte está em exposição permanente, desde 2014, no Espaço Olavo Setúbal. Os itens lá exibidos retratam o país desde a chegada dos colonizadores e percorrem cinco séculos, mostrando diversas etapas das histórias dos Brasis.

IC para Crianças

Intitulada Universo das Tintas naturais, esta temporada é conduzida pelo artista e permacultor capixaba, Jhon Bermond. Pesquisador dos elementos tintoriais brasileiros desde 2012, ele viaja conhecendo diversas regiões e comunidades tradicionais, onde o aprendizado dos saberes populares fortalecem a reconexão com a criatividade.

Esta edição, está dividida em quatro módulos: Tintas Naturais da Cozinha, Tintas Naturais do Pomar, Tintas Naturais da Floresta e do Mar e Tintas Naturais da Terra.

Na estreia da temporada, no dia 7, Bermond ensina a extrair cores dos alimentos utilizando frutas, legumes, verduras, raízes, sementes, flores, folhas, caules e cascas. Ele utilizará a beterraba e o repolho roxo. No segundo episódio, que entra no ar no dia 14, o pomar será a fonte para novas experiências com as cores, vinda de diferentes frutos.

Já no dia 21, as tintas naturais exploradas serão as das florestas e mares. Jhon Bermond mostrará as cores que podem ser produzidas a partir do cacau e da espirulina, uma alga derivada dos mares. Por fim, estreia no dia 28 o episódio sobre as tintas naturais da terra, também conhecidas como geotintas, feitas a partir dos solos e das argilas.

A série tem novos vídeos sempre aos sábados, a partir das 11h, no site e canal do YouTube do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br e www.youtube.com/itaucultural).

Bem-te-ouvi

Inspirado nos instalivros de autoria do teatrista e escritor Jorge de Paula – publicados na página do Instagram @criancasincriveis -, o podcast Bem-te-ouvi também foi criado pelo autor e é formado por quatro cantos, que se traduzem por um conjunto de experiências sonoras que fazem o público mergulhar nas venturas e desventuras de cada história contada. Os temas versam sobre infâncias, liberdades, ancestralidades, amizades, entre outros.

Essa série é composta por quatro episódios: Pé de maravilha, Se eu fosse passarinho…, Bruno e o vento e Assim nasceu minha mãe. Eles vão ao ar, no site do IC, entre os dias 9 e 12 de outubro, com uma estreia por dia.

O autor Jorge de Paula é arte-educador, ator, encenador, escritor e produtor cultural. Desenvolve há 20 anos pesquisas sobre o teatro para as infâncias e juventudes. É licenciado em Educação Artística/Artes Cênicas, pela Universidade Federal de Pernambuco e cursa a pós-graduação em Direção Teatral, pela Faculdade Paulista de Artes.

Ele é idealizador do projeto Umdererê, ao lado de Renata Vieira, arte-educadora e atriz, que também faz parte do podcast, emprestando sua voz aos personagens das histórias contadas. Atualmente eles desenvolvem no IC a atividade Territórios do Sentir – oficina de experimentações teatrais multissensoriais, que busca provocar a criação artística das crianças por meio da provocação dos cinco sentidos.

Também participam da criação Bruna Recchia, atriz, figurinista e produtora cultural, graduada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas, e Marcelo Sena, músico, artista, jornalista e diretor da Cia. Etc. onde desenvolve há mais de 20 anos criações em dança, videodança e arte sonora.

Itaú Cultural Play

A programação do Itaú Cultural para o mês das crianças se expande, ainda, para a plataforma de streaming da organização. De 12 a 31 de outubro, a Itaú Cultural Play www.itauculturalplay.com.br disponibiliza um recorte com 13 filmes que integram a 22ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, a qual acontece presencialmente na capital catarinense de 11 a 22 do mês.

Neste recorte da IC Play, os filmes vêm de nove diferentes estados brasileiros – Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Entre eles, o goiano Geração Alpha, de Débora Resendes e Iuri Moreno, no qual uma menina apaixonada por leitura tenta convencer seu vizinho e melhor amigo a ler um livro, e o baiano Tom Tamborim, de Maria Carolina e Igor Souza, sobre um garoto alegre, inquieto e cheio de suingue, que sempre tem a música como sua maior aliada.

Compartilhar:

  • Data: 06/10/2023 03:10
  • Alterado:06/10/2023 15:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados