Site do Itaú Cultural estreia novas colunas voltadas à fotografia, poesia e artes cênicas
Papo de Coxia e Inventário, são as colunas recém lançadas pelo Núcleo de Comunicação da instituição, em paralelo à programação on-line
- Data: 28/04/2021 21:04
- Alterado: 28/04/2021 21:04
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Crédito:Lucas Cordeiro
Fotografia, poesia, dança, teatro e circo são as temáticas das novas colunas mensais que o site do Itaú Cultural estreia entre abril e maio, ampliando, para além da programação virtual que oferece, olhares e reflexões a partir da arte e da cultura. Neste mês tem dupla estreia: Inventário, com os fotógrafos Camila Svenson e Lucas Cordeiro provocados a falar sobre saudade por meio de fotos e textos de sua autoria, e Papo de Coxia, que abre com uma entrevista com a atriz e diretora Juliana Jardim sobre a não saudade dos palcos presenciais.
Em maio, imagens e palavras seguem juntas em outras seções com convidados curadores e poetas.
Inventário vai ao ar toda última quarta-feira do mês e, nessa estreia que já está publicada no site, apresenta dois convidados residentes na coluna por quatro meses, de cada vez, para transformar em imagem e texto uma nova palavra sugerida a cada período. Ela inaugura falando de um assunto caro neste momento de pandemia, a saudade. Lucas Cordeiro, fotógrafo e artista visual baiano residente em São Paulo, pontua: “Nunca a saudade aqui foi tão grande.” A sua fotografia parte de estéticas afrocentradas, dialogando com ancestralidade, religião, tecnologias e suas intersecções, e ele faz uma relação dos ancestrais com a atualidade: “Da cultura de onde eu venho pedimos que a terra os abrace e que floresça e renasça bela”.
A paulista de Bauru Camila Svenson também vive na capital e aborda, nessa primeira coluna, o cotidiano de um dia de isolamento. Uma ida à rua para compras necessárias ou para um passeio com o cachorro, o barulho diário de uma obra, demolições e construções e a tarefa de escrever uma coluna. “Fico irritada, porque atualmente saudade é tudo o que tenho”. Como texto e imagem seguem juntos neste espaço, a construção também ganha formas visuais.
Papo de Coxia, outra nova coluna, também publicada toda última quarta-feira do mês, segue uma temática por caminho inverso. Este espaço é dedicado a trocas e reflexões sobre assuntos diversos das artes cênicas. A primeira entrevista, já no ar, traz uma entrevista com a atriz, pesquisadora e diretora Juliana Jardim, também responsável pelo curso Estudos para Cenas Elétricas, da Escola Itaú Cultural. Ela propõe uma reflexão sobre o que chama de “não saudade do palco”.
Na conversa com a equipe da Comunicação, responsável pelo conteúdo do site da organização, Juliana ressalta que a falta do palco físico manifesta a saudade de presença, mas as ações virtuais “são efeitos de presença”. Com esse olhar sobre o teatro, aborda fragmentação, experimentação e aceitação da potência transformadora do agora.