Plano Municipal de Saúde 2022/2025 é aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde
Reunião com integrantes do Conselho também contou com a presença do prefeito José de Filippi Júnior, que fez uma prestação de contas da gestão.
- Data: 29/09/2021 16:09
- Alterado: 29/09/2021 16:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Plano Municipal de Saúde 2022/2025 é aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde
Crédito:Mauro Pedroso
Em reunião ordinária realizada nessa terça-feira (28), no auditório do Quarteirão da Saúde, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) aprovou, por unanimidade, o Plano Municipal de Saúde 2022-2025.
A reunião foi convocada e presidida pela Dra Rejane Calixto, secretária da saúde e atual presidenta do CMS, e também contou com a presença do prefeito José de Filippi Júnior, da secretária de Comunicação Martha Romano, dos 24 conselheiros e outros convidados. A reunião foi realizada de forma presencial, mas respeitando as medidas de distanciamento social.
“Foi nossa primeira reunião presencial e ela possui vários significados, entre eles, poder estar junto significa que fizemos o enfrentamento da pandemia com sucesso, nossa campanha da vacinação está avançando e já alcançamos 97% de adultos vacinados com a primeira dose da vacina contra a covid-19. Então, participar dessa reunião é motivo de alegria e orgulho para todos nós”, afirmou a secretária Rejane Calixto.
Em sua fala, o prefeito José de Filippi Júnior reafirmou o compromisso de que a Saúde é a prioridade do governo e aproveitou a oportunidade para prestar contas do trabalho que vem sendo realizado pela gestão ao longo dos últimos nove meses. O prefeito detalhou projetos de melhorias para a Pasta, como a construção de um novo hospital, reformulação do atendimento do Pronto Socorro e instalação de Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Além de apresentar as iniciativas do governo, o prefeito também ouviu os conselheiros e respondeu questionamentos e dúvidas de oito conselheiros que se manifestaram.
“É assim que governo: ao lado da população. Quero dar os parabéns pela Conferência Municipal de Saúde que reuniu trabalhadores e a população para alinhar as diretrizes e metas e quero dizer que faremos de tudo para abrir caminhos, buscar recursos e vamos juntos fazer a Saúde de Diadema ser motivo de orgulho para todos os nossos moradores”, afirmou Filippi.
Plano Municipal de Saúde (PMS)
A assessora do Gabinete da SMS, Isabel Cristina Pagliarini Fuentes, fez uma apresentação aos membros do CMS sobre o Plano Municipal de Saúde, apresentando de forma sucinta os principais pontos do documento, entregue previamente aos conselheiros.
O Plano Municipal de Saúde é um o instrumento que norteia as ações e serviços de saúde prestados de acordo com as necessidades de saúde da população. Apresenta as intenções da gestão para um período de quatro anos, expressas em diretrizes, objetivos e metas e configura-se como base para a execução, acompanhamento e avaliação do sistema de saúde.
Esse documento, fruto do planejamento e atrelado ao Plano Plurianual (PPA), deve ser aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde no primeiro ano da gestão, com execução a partir do segundo ano da gestão até o primeiro ano da gestão subsequente.
Outras pautas
Além da aprovação do Plano Municipal de Saúde, o encontro também teve como objetivo realizar a aprovação da ata da reunião ordinária realizada em 31 de agosto e dar informes sobre o trabalho que vem sendo realizado pelas equipes da Atenção Básica, Vigilância em Saúde e Especialidades.
Outro ponto apresentado na reunião foi o processo eleitoral para a eleição do Conselho Popular de Saúde (CPS) que encerra o prazo de inscrição de candidatos nessa quinta-feira (30). Andreia Agda Silva Honorato (Secretária Executiva do CMS) apresentou os integrantes da Comissão Eleitoral, falou sobre o andamento dos trabalhos nas unidades e lembrou que a eleição para o CPS acontece no dia 23 de outubro.
Também foi dado informe sobre a próxima reunião extraordinária do CMS para apresentação do Relatório Detalhado do 2º quadrimestre desse ano.