Combate às Drogas é tema de palestra em Diadema
Voltada para os jovens, reuniu 200 adolescentes que realizam cursos profissionalizantes na Sodiprom
- Data: 29/04/2019 16:04
- Alterado: 29/04/2019 16:04
- Autor: Keila Macedo
- Fonte: Secom Diadema
Palestra sobre Combate às Drogas
Crédito:Adriana Horvath
Por iniciativa da Secretaria de Defesa Social de Diadema, o deputado estadual, delegado Olim, e o chefe da Divisão de Prevenção e Educação – DIPE/DENARC, Thiago Magno, realizaram uma palestra sobre Combate às Drogas, no Teatro Clara Nunes, neste sábado, 27/04.
Durante o evento, o deputado Olim compartilhou alguns episódios sobre a sua carreira de 30 anos como delegado da Polícia Civil e esclareceu aos jovens sobre os perigos, os meios de prevenção e de contenção do uso de substâncias ilícitas. “O mais importante é vocês saberem o que a droga faz com quem consome e com a sua família. A droga mata. Não tem classe social. Esta é uma luta sem fim”, afirmou o deputado.
O chefe da divisão da DIPE, Thiago Magno, informou que, segundo pesquisa realizada pela UNIFESP, 87% dos casos das pessoas que consomem drogas pela primeira vez é por curiosidade, além de questões como ansiedade, prazer imediato, insegurança, baixa tolerância à frustração, banalização do uso, ociosidade, desobediência às normas, pressão de grupos entre outros.
“Queremos provocar aqui uma reflexão que droga não é coisa de vagabundo como pejorativamente muitas vezes o usuário é tratado pela sociedade. Ela pode atingir qualquer um. O trabalho da DIPE é fazer com que você não se envolva com estas substâncias que entorpecem. Estamos aqui para fortalecer os bons princípios”, afirmou o chefe da DIPE. Durante a palestra, foi abordado também os aspectos biopsicossociais e fatores de risco e proteção.
Para a estudante Ana Beatriz Souza, de 15 anos, a palestra foi muito importante. “Eu gostei da forma como foi abordado o tema. Principalmente, ficou claro que é possível se divertir com outras atividades sem drogas”, afirmou.
Para o secretário de Defesa Social, Paulo Alexandre Fagundes, está é uma oportunidade para os jovens entenderem que droga não é legal. “A palestra é ótima para enriquecer o conhecimento, esclarecer as dúvidas sobre o consumo, os efeitos no organismo e as consequências legais com envolvimento com este tipo de substância. A Prefeitura por meio da Defesa Social está preocupada em debater ao máximo o assunto e reduzir cada vez mais o consumo e ocorrências no munícipio”.
“Aprendi hoje que a utilização das drogas em longo prazo tem efeito muito grave no organismo. Vou compartilhar as informações com os meus amigos”, comentou o estudante, Thiago Souza, 19 anos.
Representantes do Conselho Municipal Antidrogas (COMADE) também participaram do evento.
A Prefeitura conta com o CAPS – AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) que faz parte da Secretaria de Saúde do município. Além do tratamento medicamentoso supervisionado por profissionais da Saúde, os usuários realizam atividades artísticas (como pinturas, desenhos, teatro e música), que auxiliam no tratamento.
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas (AD)
Rua Oriente Monti, 28 – Centro – 3ºandar.