Rosely Sayão estreia nova temporada de podcast sobre Educação
PodAprender começa segunda temporada com bate papo sobre como incertezas trazidas pela pandemia impactam a Educação brasileira
- Data: 26/05/2021 10:05
- Alterado: 26/05/2021 10:05
- Autor: Redação
- Fonte: Sistema de Ensino Aprende Brasil
Rosely Sayão
Crédito:Divulgação
A psicóloga e consultora educacional Rosely Sayão é a primeira convidada da segunda temporada do PodAprender, podcast dedicado a debater os desafios e possibilidades da Educação Básica brasileira. Desenvolvido pelo Sistema de Ensino Aprende Brasil, o PodAprender volta a todos os agregadores falando sobre como o agravamento da pandemia de covid-19 afeta as emoções e pode influenciar o ensino no Brasil.
Depois de mais de um ano convivendo com as circunstâncias trazidas pela pandemia, encontrar energia para manter o interesse dos estudantes pode ser um problema tanto para pais quanto para professores. Por isso, a especialista afirma que é muito importante que essas pessoas, responsáveis por crianças e adolescentes em diferentes níveis, coloquem sua própria saúde mental em primeiro lugar. “Não são apenas as crianças que sofrem com toda essa situação. A frustração com as questões que têm surgido com as crianças longe da escola durante tanto tempo é de todos. Os adultos estão sobrecarregados porque precisam cuidar dos mais novos. Então, a primeira medida é cuidar de si mesmo. Quem cuida tem que se cuidar também”, aconselha Rosely.
Em 2021, a Educação brasileira passa a enfrentar uma nova dinâmica, muito diferente daquela que existia antes de 2020, mas também muito diferente da vivida desde que a pandemia começou. Em vez do ensino puramente presencial ou puramente remoto, agora é o ensino híbrido que se torna realidade em boa parte das escolas espalhadas pelo país. E, como toda situação nova, essa também exige uma boa dose de adaptação e escuta qualificada. “As escolas precisam que as crianças falem e precisam ouvir o que elas têm a dizer. Tive a oportunidade de acompanhar algumas aulas remotas e, muitas vezes, os professores ficam aflitos porque as crianças falam muito e eles não conseguem falar. Mas, neste momento, é mais importante que os professores saibam ouvir”, opina Rosely. Para a especialista, o planejamento do ensino híbrido só terá sucesso se souber adaptar-se ao que os estudantes estão sentindo e como estão aprendendo.
Uma nova etapa de adaptação à pandemia
Segundo Rosely Sayão, assim como aconteceu em 2020, a escola precisará, mais uma vez, reinventar-se para concluir sua missão em 2021. Com as crianças frequentando as salas de aula de forma escalonada e a impossibilidade de realizar muitas atividades que eram comuns no ensino 100% presencial, professores e equipe pedagógica deverão estar atentos às formas como cada estudante evolui – não apenas frente aos conteúdos, mas também emocionalmente.
Para Vanessa Zanoncini, supervisora pedagógica do Sistema de Ensino Aprende Brasil, essa nova etapa de adaptação às possibilidades trazidas pela pandemia deve ser encarada com atenção redobrada. “Estamos entrando agora em um terreno totalmente novo para a Educação. Descobrir novos caminhos para manter o interesse dos alunos e o ânimo dos pais e familiares será a chave para o sucesso do ensino híbrido que, provavelmente, dominará a maior parte deste ano letivo”, aposta.
O episódio nº 25 do podcast PodAprender vai ao ar na quinta-feira, 27 de maio. O tema desse episódio é “O agravamento da pandemia de Covid-19: como lidar com as emoções no cenário de mais incertezas na Educação?”. Todos os episódios do PodAprender estão disponíveis no site do Sistema de Ensino Aprende Brasil (sistemaaprendebrasil.com.br), nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e nos principais agregadores de podcasts disponíveis no Brasil.