Brasil classifica mais duas duplas pelo qualificatório e disputa torneio em Moscou
Taiana/Talita e Guto/Saymon venceram os compromissos desta quarta-feira e vão para a chave principal
- Data: 14/08/2019 15:08
- Alterado: 14/08/2019 15:08
- Autor: Redação
- Fonte: CBV
Saymon em ação na rodada desta quarta-feira em Moscou
Crédito:Getty Image/FIVB
A partir desta quinta-feira (15.08) Moscou, a capital russa, recebe mais uma vez um grande evento do Circuito Mundial de vôlei de praia 2019. A cidade europeia será a sede de um torneio 4 estrelas e, depois da rodada de qualificação, realizada nesta quarta-feira (14.08) o Brasil entra na disputa por medalhas com oito duplas, quatro em cada naipe.
Guto/Saymon (RJ/MS) e Taiana/Talita (CE/AL) venceram os respectivos jogos na rodada e garantiram vaga na chave principal. Assim eles se juntam aos outros seis times do Brasil que já estavam garantidos pelo ranking.
Guto e Saymon tiveram pela frente uma dupla da casa formada por Gorbenko e Likholetov. Os brasileiros levaram a melhor por 2 sets a 0 (21/14 e 21/16). Agora eles se juntam a Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF), Alison/Álvaro Filho (ES/PB) e André/George (ES/PB).
“Enfrentamos uma dupla jovem da Rússia, um deles participou do último mundial sub-21. Mesmo sem termos muitas informações, conseguimos controlar desde o início, foi um jogo teoricamente tranquilo. Nosso sistema defensivo funcionou, forçamos o erro deles”, disse Guto.
No torneio principal Alison/Álvaro está no grupo B e estreia contra Sivolap/Yarzutkin (RUS). No grupo C Evandro e Bruno jogam com os poloneses Rudol e Szalankiewicz. Guto e Saymon enfrentam Herrera e Gavira pelo grupo D. Pelo grupo G, Andre e George encara Gao/Li (CHN).
No feminino Taiana e Talita venceram as gregas Tsopoulou e Manavi por 2 sets a 0 (21/14 e 21/17). Com isso elas avançam para a fase de grupos ao lado de Ágatha/Duda (PR/SE), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Maria Elisa/Carol Solberg (RJ).
“Nós nunca tínhamos enfrentado essa dupla antes, e conseguimos um vídeo delas da etapa de Viena. Também filmamos o primeiro jogo delas hoje. É sempre mais difícil jogar contra quem não conhecemos. O mais importante nessas situações é manter a concentração no nosso jogo. Sacando bem, tendo um bom aproveitamento nas viradas de bolas e matando grande parte dos contra-ataques. O foco foi esse, e acredito que controlamos bem o jogo. Uma vitória importante para a continuidade do campeonato”, avaliou Taiana.
Taiana e Talita estão no grupo A e enfrentam Menegatti/Orsi Toth (ITA), mesmo grupo de Maria Elisa e Carol Solberg, que jogarão contra Mizoe/Hashimoto (JAP). Ágatha/Duda está no grupo B e encara Radarong/Hongpak (TAI). Ana Patrícia e Rebecca joga com Caluori/Gerson (SUI) na primeira partida pelo grupo D.
A fase de grupos em Moscou é composta por 32 times em cada naipe, divididos em oito chaves com quatro duplas. Após a disputa da primeira fase, os primeiros colocados vão direto às oitavas de final, enquanto os segundos e terceiros de cada grupo disputam uma rodada eliminatória anterior, da repescagem (Round 1). O torneio segue em formato eliminatório com oitavas, quartas, semifinais e disputas de bronze e ouro.
O Brasil possui ótimo retrospecto em etapas disputadas em Moscou. A cidade já recebeu 13 etapas no naipe masculino e 11 no naipe feminino, com sete medalhas de ouro, 11 de prata e seis de bronze para duplas brasileiras. Na temporada passada, Ágatha/Duda e o então time formado por Alison/André Stein levaram a prata na capital russa.
A competição em Moscou rende cerca de R$ 78 mil para os campeões dos naipes masculino e feminino. Ao todo, o torneio distribui cerca de R$ 1,2 milhão em premiação aos atletas, além de oferecer pontuação alta para o ranking internacional – 800 para os times vencedores (mesmo número para a corrida olímpica brasileira).