Arthur Nory admite ato racista e diz se sentir envergonhado
"Tô aqui porque já passou da hora de me expor pelas minhas próprias palavras”, escreve
- Data: 01/09/2020 20:09
- Alterado: 01/09/2020 20:09
- Autor: Redação
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Reprodução/Instagram
O ginasta Arthur Nory trouxe à tona um caso de cinco anos atrás em sua rede social. Em 2015, o atleta havia postado no Snapchat um vídeo no qual ele e alguns colegas faziam piadas relacionadas à cor do único negro na seleção do esporte, Ângelo Assunção. O caso na época teve uma repercussão grande e os ‘brincalhões’ foram suspensos das atividades por um tempo, após postar um outro vídeo pedindo desculpas. Mas o acontecido vem assombrando Nory desde então, e ele resolveu trazer o caso de volta para se desculpar mais uma vez, com o amigo e com o público.
No vídeo, Nory diz que se envergonha do ato, e que vai utilizar o erro para aprendizado. Para ele, a rotina e a falta de educação correta coloca as pessoas em “bolhas”, e que a partir disso elas cometem erros sem perceber, “que esse exemplo que aconteceu comigo lá atrás não seja um exemplo a ser seguido, seja para ser olhado e tratado e orientado para desconstruir tudo que existe nessas bolhas”, fala. Segue texto completo da postagem:
“Há 5 anos, eu trazia à tona através de uma rede social uma imbecilidade, achando que era uma simples brincadeira engraçada.
A rotina de anos, coloca a gente numa bolha. Numa maldita bolha.
A gente acaba sendo “educado” a coisas sem perceber.
Expus um amigo, uma amizade de 15 anos numa total falta de noção.
Os anos passaram, e a falta de entendimento junto a ideia do “é melhor ficar calado”, andaram um tempo comigo.
As vezes a gente demora pra fazer muita coisa na vida. Tô aqui porque já passou da hora de me expor pelas minhas próprias palavras, que não são as melhores, mas são as que eu to construindo. Ou melhor, desconstruindo.
Um ato de preconceito só precisa de uma oportunidade pra acontecer.
Enquanto a gente tiver medo de assumir a ignorância, qualquer um de nós pode estar machucando alguém, mesmo sem perceber.
Passo a passo, eu quero ser um cara melhor.”
O ginasta ainda afirma que procurou o colega em três momentos para pedir desculpas, “eu sei que é um direito do Ângelo me perdoar ou não, é uma obrigação minha aprender com esse erro e buscar conhecimento para me tornar uma pessoa melhor”.
Ângelo está atualmente sem clube, após ter sido dispensado do Pinheiros, onde passou mais de 10 anos treinando. Segundo o atleta, o que levou a equipe a demití-lo foi racismo.
Confira o vídeo postado por Arthur Nory no Instagram no link.