Revitalização da Fundação das Artes enaltece importante patrimônio da cultura do país
Grande projeto de revitalização traz vigor à Fundação das Artes e enaltece seu valor histórico
- Data: 14/08/2020 13:08
- Alterado: 14/08/2020 13:08
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação das Artes de São Caetano do Sul
Revitalização da Fundação das Artes enaltece importante patrimônio da cultura do país!
Crédito:Divulgação
Diante de um cenário complexo enfrentado pelo setor cultural, um dos mais afetados pela crise da COVID-19, a Fundação das Artes de São Caetano do Sul vem se destacando e se tornando um oásis dentro do segmento da cultura brasileira, investindo fortemente em infraestrutura, ampliando atividades e registrando um crescimento acelerado.
No auge de seus 52 anos de história, a Instituição acaba de passar por um projeto de revitalização. Investiu na grande reestruturação física dos espaços dedicados ao ensino das artes e está de cara nova, demonstrando ser uma grande potência dentro do segmento da cultura e enaltecendo a importância em se preservar grandes equipamentos culturais.
Um dos espaços emblemáticos da Instituição, o Teatro Timochenco Whebi passou por uma manutenção completa, além de ganhar novas Plataformas Pantogra´ficas, ampliando as possibilidades de montagem de palcos e cena´rios.
Entendendo a luz em cena como um elemento criativo fundamental, tanto o Teatro Timochenco Whebi, quanto o Laboratório Cênico Professora Lídia Zózima, passaram por revisão e manutenção em seus racks e mesas de iluminação.
Quando as atividades presenciais forem retomadas, alunos e professores podera~o explorar novas configurac¸o~es fi´sicas durante as atividades arti´stico-pedago´gicas realizadas no Teatro e no Laboratório, explorando o melhor de cada formato, com equipamentos de qualidade.
Outra ação importante foi o isolamento acústico realizado em 23 (vinte e três) salas. A equipe pedagógica tem agora a sua disposição espaços que podem operar como estúdios, com recursos que permitem experiências de criação e difusão artística voltadas para a prática coletiva, de forma segura, mantendo a excelência no ensino.
O isolamento acústico também garante a privacidade durante as aulas de música, encenações teatrais, entre outras. Recurso necessário para que os artistas em formação possam realizar suas tarefas com produtividade e tranquilidade, sem qualquer tipo de interferência sonora externa e sem interferir no processo de aprendizado de outras pessoas.
Para proporcionar o melhor atendimento a toda a comunidade escolar, a Fundação das Artes implantou o Setor de Tecnologia da Informação e ampliou o parque informático, avançando na estruturação desta importante área. Mais segurança no armazenamento das informações e registros da produção artística, aumento na capacidade de documentação e rapidez no acesso ao histórico de cada aluno, estão entre os ganhos com esta medida.
A impermeabilização do teto, a pintura externa e interna de toda a estrutura da instituição e a recuperação da fachada de tijolos da entrada principal, estão entre as obras de revitalização que deram um novo vigor à Fundação das Artes.
As obras são resultado de um projeto de melhorias que elevou a Fundação das Artes a um novo patamar de Instituição, ampliando suas possibilidades de atuação, modernizando e potencializando cada espaço físico para que possa ser usado de forma inteligente e eficiente.
“Ampliamos os nossos canais de comunicação buscando compreender as reais necessidades dos artistas em formação e do nosso corpo docente. Nos dedicamos a cuidar minuciosamente de cada espaço e seus equipamentos, entendendo que as potências dos processos criativos também estão neles. Com as energias recarregadas, esperamos extrair o que de melhor cada uma dessas melhorias tem a oferecer. Fortalecer uma instituição cultural neste momento é também fortalecer e inspirar o setor como um todo” – Afirma a Diretora Geral da Fundação das Artes, Ana Paula Demambro.