Facebook bloqueia Nicolás Maduro por divulgar Fakenews

Presidente da Venezuela está impossibilitado de publicar na rede social por 30 dias por defender remédio ineficaz contra covid-19 à base de tomilho

  • Data: 28/03/2021 09:03
  • Alterado: 28/03/2021 09:03
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
Facebook bloqueia Nicolás Maduro por divulgar Fakenews

Facebook bloqueia Maduro por defender remédio ineficaz à base de tomilho contra covid-19

Crédito:Reprodução

Você está em:

Durante um mês, o presidente da Venezuela não poderá publicar mensagens ou fazer comentários na plataforma após “reiteradas violações” da política sobre desinformação relacionada à Covid-19. de acordo com um porta-voz da empresa. A informação foi confirmada por um porta-voz da empresa nesse sábado, 27.

Medicamento Milagroso

Maduro descreveu o Carvativir, uma solução oral derivada do tomilho, como um medicamento com “gotinhas milagrosas” que neutraliza o coronavírus e não apresenta nenhum efeito colateral.

Não há comprovação científica que apoie a versão de Maduro. A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a Academia Nacional de Medicina da Venezuela pediram ao governo do país a divulgação de estudos que comprovem a eficácia do Carvativir, algo que não aconteceu.

O Facebook retirou do ar um vídeo no qual Maduro promove o medicamento porque ele viola uma política contra falsas alegações “de que algo pode garantir a prevenção contra covid-19 ou pode garantir a recuperação da covid-19”. “Seguimos as orientações da Organização Mundial da Saúde, segundo as quais atualmente não existe nenhum medicamento que previna ou cure o vírus. Devido a reiteradas violações de nossas normas, bloqueamos a página por 30 dias, durante os quais permanecerá apenas em modo leitura“, afirmou um porta-voz do Facebook.

BRIGA ANTIGA

Maduro já havia criticado o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, porque não foi autorizado a publicar vídeos nos quais falava sobre o medicamento. “Eles censuram todos os vídeos nos quais eu mostro o Carvativir“, argumentou o mandatário durante um evento do governo no dia 2 de fevereiro.

Quem manda na Venezuela, o dono do Facebook? Quem manda no mundo, o dono do Facebook? Abusadores. Zuckerberg, tremendo abusador. O mundo tem de refletir sobre os abusos das redes sociais. São pessoas multimilionárias que querem impor as suas verdades, as suas razões, os seus abusos ao mundo“,

ALÉM DO FACEBOOK

O governo venezuelano já acusou de censura outras redes sociais, como Twitter e Youtube.

Com 30 milhões de habitantes, a Venezuela acumula oficialmente mais de 154 mil casos confirmados de Covid-19 e 1.532 mortes, números estes questionados por organizações como a Human Rights Watch por considerar que ocultam uma realidade muito pior.

Compartilhar:

  • Data: 28/03/2021 09:03
  • Alterado:28/03/2021 09:03
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados