F1: GP comemorativo de 70 anos termina com festa do Verstappen
Na estratégia, não deu para Hamilton e Bottas conquistarem a vitória desta vez
- Data: 09/08/2020 16:08
- Alterado: 09/08/2020 16:08
- Autor: Redação
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Steve Etherington for Mercedes-Benz Grand Prix Ltd.
E a corrida do aniversário de 70 anos da Fórmula 1 teve surpresas! Apesar de permanecerem no pódio, a Mercedes não venceu pela primeira vez desde o início do campeonato. A vitória ficou para o holandês Max Verstappen (RBR), que largou da quarta posição. É a prova de que uma boa estratégia pode fazer a diferença.
Logo na largada, Verstappen conseguiu tomar a terceira posição de Hulkenberg (Racing Point). Tendo largado com um composto de pneus mais duro e com maior durabilidade, o holandês viu as duas Mercedes à frente pararem e se manteve na pista com boa velocidade, abrindo 19 segundos de diferença para o segundo colocado, Bottas (Mercedes). Ele parou apenas na volta 26, bem depois dos outros pilotos e foi ultrapassado pelo finlandês na parada, mas logo após o retorno retomou a primeira posição e se manteve em primeiro até o final da corrida. Houve uma segunda parada, a Mercedes adiantou a parada de Bottas para tentar ganhar a posição de Max, mas a RBR foi esperta e chamou o jovem piloto para parada ao mesmo tempo, fazendo pit stop mais rápido e evitando prejuízo. As Mercedes sofreram com desgaste rápido dos pneus e tiveram que parar logo no começo da corrida, o que prejudicou a estratégia da equipe.
Hamilton (Mercedes) fez a segunda parada tardiamente, apenas na volta 41 e voltou em quarto lugar, mas conseguiu ultrapassar Leclerc (Ferrari) e o companheiro Bottas, ficando na segunda posição. Não houve tempo para chegar em Verstappen e tentar a vitória, porém. Com a troca no final também conseguiu a volta mais rápida da corrida, conquistando um ponto extra.
Completando o pódio veio o pole position Valtteri Bottas. Com pouco brilho, o finlandês fez corrida mediana, perseguindo Verstappen durante todo o tempo, já que perdeu a primeira posição logo na largada, e no final ainda perdeu a segunda posição para o companheiro de equipe.
Charles Leclerc mais uma vez demonstrou destreza e boa habilidade ficando em quarto lugar enquanto seu companheiro Vettel, que rodou sozinho na largada e assumiu a última posição, terminou apenas em 12º. Completando o top 10 vieram Albon (RBR), as duas Racing Point, Stroll e Hulkenberg, nesta ordem, Ocon (Renault), Norris (Mclaren) e Kvyat (AlphaTauri).
Com a vitória, Max Verstappen assumiu a segunda posição no campeonato, ultrapassando Bottas. Lewis Hamilton segue em primeiro, com vantagem de 29 pontos.
HULKENBERG
O Alemão foi a grande surpresa dos treinos conseguindo largar na terceira posição, mas pouco se esperava do piloto durante a corrida pela falta de ritmo. Logo na largada ele perdeu posição para o Verstappen, mas se manteve em sexto lugar até o fim da corrida quando foi chamado para uma parada extra. Supostamente, a estratégia seria para tentar a volta mais rápida, pois escolheu o composto mais rápido de pneus para usar. Porém, a polêmica é que justamente nessa parada ele perdeu posição justamente para seu companheiro de equipe, Lance Stroll, filho do dono da Racing Point e acabou terminando na sétima colocação.
FICHA TÉCNICA
1- Max Verstappen (RBR)
2- Lewis Hamilton (Mercedes)
3- Valtteri Bottas (Mercedes)
4- Charles Leclerc (Ferrari)
5-Alexander Albon (RBR)
6- Lance Stroll (Racing Point)
7- Nico Hulkenberg (Racing Point)
8- Esteban Ocon (Renault)
9- Lando Norris (McLaren)
10- Daniil Kvyat (AlphaTauri)
11- Pierre Gasly (AlphaTauri)
12- Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
13- Carlos Sainz Jr. (McLaren)
14- Daniel Ricciardo (Renault)
15- Kimi Raikkonen (Alfa Romeo)
16- Romain Grosjean (Haas)
17- Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo)
18- George Russel (Williams)
19- Nicholas Latifi (Williams)
FORA
Kevin Magnussen (Haas)
Circuito de Silverstone, Inglaterra
Volta mais rápida: Lewis Hamilton
Pole Position: Valtteri Bottas