Novo Conselho de Política Cultural é empossado em São Caetano
O diretor da Sede dos Conselhos de São Caetano, Elísio Peixoto, deu as boas-vindas aos novos integrantes do Concult
- Data: 07/12/2021 16:12
- Alterado: 07/12/2021 16:12
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Caetano do Sul
Novo Conselho de Política Cultural é empossado em São Caetano
Crédito:Regina Maria/Secult PMSCS
No último sábado, 04/12, foi realizada a Pré-Conferência Municipal de Cultura de São Caetano do Sul, com a posse dos representantes do poder público e da sociedade civil, e seus respectivos suplentes, para compor o Conselho de Política Cultural (Concult) na gestão 2021-2023. As atividades aconteceram na Estação Cultura e reuniram cerca de 90 pessoas, entre sociedade civil, poder público e convidados.
Alinhada às diretrizes e metas do Plano Nacional de Cultura (Lei Federal 12.343/2010), a Pré-Conferência Municipal teve por eixos temáticos os impactos da pandemia no setor, economia criativa e gestão cultural na região do Grande ABC, e novas diretrizes na construção do segundo Plano Municipal de Cultura.
O novo Plano de Cultura, com vigência para o período entre 2023 e 2032, será votado na próxima Conferência, prevista para o segundo semestre de 2022. O atual Plano foi elaborado entre 2010 e 2011 e instituído por meio da Lei 5.159/2013.
Uma força em políticas públicas culturais
A Pré-Conferência de Cultura foi marcada pelo diálogo aberto entre o poder público e a sociedade civil. Traçando um panorama das atividades da Secretaria de Cultura durante a pandemia, a titular da pasta, Liana Crocco, salientou que a Secult objetiva ser uma força para a classe artística e para a população de modo geral, em políticas públicas:
“Nós viemos nos estruturando para sermos cada vez mais um objeto de ação da sociedade e de seus segmentos com a classe artística. Assim, nos posicionamos como eixo central no processo de desenvolvimento da sociedade, criando formas de gerar trabalho, emprego, renda e inclusão. Todo o trabalho desenvolvido pela pasta visa aumentar o alcance à diversidade e à qualidade dos bens e serviços, além da ampliação da cultura digital e a circulação dos bens e conteúdos.”
A atuação da Secretaria de Cultura tem sido pautada pelo diálogo direto e transparente com os profissionais do setor, pelo reforço da comunicação com a população e por uma forte atuação na transição para a retomada das atividades artísticas no município, com a abertura segura e gradativa de eventos e outras ações culturais com presença de público.
Diante dos novos desafios impostos pela pandemia, ações estratégicas da pasta baseiam-se em cinco eixos – Gestão, Formação, Produção, Economia Criativa e Comunicação – estabelecendo a relação direta entre o Poder Público e a sociedade civil por intermédio do Conselho de Política Cultural.
Métodos iniciais
Dando continuidade aos trabalhos, a documentarista Denise Szabo proferiu a palestra: “Economia Criativa e Gestão Cultural na Região do ABC”. Foram abordados os conceitos fundamentais de economia criativa, a importância de enxergar a cultura por meio de olhares diversos (o cultural propriamente dito, o social e o econômico) e espaços da esfera municipal no cenário da economia criativa. Em videoconferência, a gestora cultural e pesquisadora Kátia Costa falou sobre a importância dos planos municipais de cultura para o desenvolvimento local.
Ao final, grupos de trabalho votaram os métodos iniciais para a construção do novo Plano de Cultura: diagnóstico (avaliação do que foi executado no Plano vigente), cronograma de ações (com duas reuniões mensais do Conselho) e critérios de participação popular. As atas, diretrizes e demandas do Concult ficarão disponíveis por meio do portal da Cultura: cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br.
Novo Conselho
O diretor da Sede dos Conselhos de São Caetano, Elísio Peixoto, deu as boas-vindas aos novos integrantes do Concult, ressaltando a forte atuação na cidade, o comprometimento dos seus membros com a classe artística e a importância da criação da Lei do Artista de Rua (5.578/2017) no município.
O vereador Gilberto Costa, representando o Poder Legislativo local, declarou: “O Conselho de Cultura é extremamente ativo em São Caetano. Houve uma participação muito expressiva da população na seleção dos novos membros da sociedade civil, com quase 900 eleitores em uma votação espontânea. Isso porque a cultura é muito forte: mexe com a economia, com a geração de emprego e renda. E nós, os vereadores, nos colocamos à disposição: o que o Conselho de Cultura demandar para a nossa Casa, terá todo o apoio. Tenho certeza de que sairá deste novo Conselho o melhor para São Caetano do Sul.”
Para Elô Gelfuso, membro titular da cadeira de Teatro: “Eu não tinha a dimensão da potência, da qualidade e da importância do Concult na cidade. É uma grande responsabilidade, sabendo que nós somos referência, em nível nacional, não só em termos de planejamento, mas de execução do Plano de Cultura. A proposta é atingir o máximo de público, a sociedade em geral – da criança à terceira idade – e abarcar a diversidade cultural: a cultura afro, a popular, as manifestações que estão esquecidas. A ideia é o resgate de valores de todas as expressões possíveis.”
Membros empossados:
Representantes da Secretaria de Cultura:
Liana Crocco – titular | Nelson Albuquerque Oliveira Júnior – suplente
Douglas Bunder – titular | Erike Laerte Busoni – suplente
Gabriel Rodrigues Gattas – titular | Renato Cassin dos Santos – suplente
Representantes da Fundação Pró-Memória:
João Alberto Tessarini – titular | Cristina Toledo de Carvalho – suplente
Representantes da Fundação das Artes:
Suzete Teresinha Encinas Moreno – titular | Reinaldo Monteiro – suplente
Representantes da sociedade civil:
Modalidade Teatro
Eloana Paula Gelfuso Justino – titular | Rondinely Silva Lima – suplente
Modalidade Música
Geneilza Lima Alves – titular | Pedro Luiz Bizelli – suplente
Modalidade Dança
Maria Graciela da Silva Visidorio – titular | Maria Cristina Ortunio Morales – suplente
Modalidade Audiovisual
Marcelo Matos David – titular | Lucas Lopes do Couto Silva – suplente
Modalidade Artes Visuais
Dorival Roberto Zucatto – titular | Solange Domingos de Oliveira – suplente
Modalidade Literatura
Maria da Piedade de Souza Coelho – titular | Fernando Santos da Silva – suplente
Modalidade Culturas Tradicionais
João Paulo Alberti – titular
Modalidade Diversidade Cultural
João Carlos Malta Evangelista (Morango Diversidade) – titular
Modalidade Patrimônio e Memória
Mosavi Aparecida Ribeiro – titular | Mariana Mattos Zenaro – suplente