Memorial da América Latina convida FHC para conversa sobre suas memórias e outros assuntos

Entrevista, gravada em 29 de abril, estará disponível ao público em 6 de maio, às 18h, no canal do YouTube e redes sociais do Memorial

  • Data: 03/05/2021 14:05
  • Alterado: 03/05/2021 14:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Memorial da América Latina
Memorial da América Latina convida FHC para conversa sobre suas memórias e outros assuntos

O Presidente do Governo, Pedro Sánchez, conversa com o co-presidente do Fórum Ibero-Americano, Fernando Henrique Cardoso.Foto La Moncloa

Crédito:La Moncloa

Você está em:

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) participa, no dia 6 de maio, às 18h, de uma conversa sobre suas memórias, cultura latino-americana e democracia, em evento realizado pelo Memorial da América Latina. O encontro será transmitido pelo canal do YouTube e pelas redes sociais do Memorial.

A conversa foi gravada no dia 29 de abril e mediada pelo presidente do Memorial Jorge Damião e pela diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), Luciana Latarini Ginezi.

FHC relembrou encontros com artistas, intelectuais e políticos latino-americanos, como o poeta Pablo Neruda. O ex-presidente também contou da proximidade de personalidades brasileiras com lideranças chilenas, país que recebeu vários dos exilados que deixaram o Brasil durante a ditadura.

Outro ponto de destaque da conversa foi quando FHC falou sobre a importância das instituições para a democracia. Para o ex-presidente ” a participação popular no acompanhamento e decisões políticas é essencial para o fortalecimento e consolidação do regime democrático”. Segundo ele, a comunicação é fundamental para ampliar tal participação.

A entrevista foi dividida em quatro tópicos: “Memórias”, “A Academia Brasileira de Letras e a Cultura”, “A importância das instituições na democracia” e “O racismo estrutural no Brasil”.

Aos 89 anos, Fernando Henrique Cardoso continua atuando politicamente: é presidente de honra do Diretório Nacional do PSDB, do qual foi fundador em 1988, e da Fundação FHC, dedicada tanto à memória histórica como a estudos e debates sobre democracia e desenvolvimento. Apreciador de música clássica é também presidente de honra da Fundação OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, SP. E escreve uma coluna mensal para os jornais O Globo, O Estado de S. Paulo.

Assista a entrevista completa em nosso canal do Youtube:  https://www.youtube.com/MemorialdaAmericalatinasp

Compartilhar:

  • Data: 03/05/2021 02:05
  • Alterado:03/05/2021 14:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Memorial da América Latina









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados