Falando de Transportes e Transportadoras – Dez dicas de economia

Em tempos de aumento da demanda por entregas urbanas, por conta das restrições do comércio durante a pandemia, os custos para manter um veículo urbano de cargas (VUC) em operação pesam no bolso do motorista. Um dos principais “vilões” é o diesel, que acumula alta de 36% em 2021. “A tecnologia é uma boa aliada […]

  • Data: 19/05/2021 16:05
  • Alterado: 19/05/2021 16:05
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: AutoMotrix
Falando de Transportes e Transportadoras – Dez dicas de economia

Iveco Daily

Crédito:Divulgação

Você está em:

Em tempos de aumento da demanda por entregas urbanas, por conta das restrições do comércio durante a pandemia, os custos para manter um veículo urbano de cargas (VUC) em operação pesam no bolso do motorista. Um dos principais “vilões” é o diesel, que acumula alta de 36% em 2021. “A tecnologia é uma boa aliada do motorista para a economia de combustível. Nos modelos da linha Iveco Daily, por exemplo, existe a função Eco Switch, que altera a sensibilidade do pedal do acelerador reduzindo o consumo de diesel e permite que o conjunto trabalhe na faixa ideal, entre desempenho e economia” explica João Gomes, especialista da Iveco para o segmento de leves. No primeiro trimestre de 2021, a marca italiana liderou no Brasil o segmento de leves (chassi-cabine), com “market share” de 36%. O especialista da Iveco destaca dez ações que fazem a diferença para quem trabalha com entregas com VUCs:

1) Controle a carga do veículo para não ultrapassar os limites técnicos.

2) Calibre os pneus regularmente,

3) Faça o balanceamento e o alinhamento dos pneus com regularidade.

4) Utilize o ar-condicionado corretamente. Se o veículo estiver estacionado por um longo período, abra os vidros e deixe o ar circular para retirar a massa de ar quente e, depois, ligue o ar-condicionado.

5) Amarre bem as lonas e ajuste a carga de maneira que a altura dela não ultrapasse a (sem este ‘altura’) da cabine, em caso de um veículo com carroceria aberta.

6) Evite acelerar bruscamente.

7) Faça as trocas de marchas dentro da faixa rotação econômica do motor ((sem este ‘faixa’) verde), considerando 1.500 rpm a 2400 rpm.

8) Conheça a topografia do trajeto.

9) Em uma descida, tire o pé do acelerador e mantenha o veículo engrenado.

10) Respeite sempre os limites de velocidade das vias.

Compartilhar:

  • Data: 19/05/2021 04:05
  • Alterado:19/05/2021 16:05
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: AutoMotrix









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados