Minas segue como maior produtor de café no Brasil, responsável por 46% da safra 2021
Neste ano, o estado colheu 21,45 milhões de sacas, sendo 99% do tipo arábica. Produção é exportada para mais de 80 países
- Data: 28/10/2021 09:10
- Alterado: 28/10/2021 09:10
- Autor: Redação
- Fonte: SIC
Crédito:Reprodução
O estado de Minas Gerais mantém o título de maior produtor nacional de café. De acordo com dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), foram colhidas 21,45 milhões de sacas neste ano, o equivalente a 46% da safra em todo o País. Além dos números, este protagonismo ainda será representado como sede da Semana Internacional do Café, que volta ao Expominas, em Belo Horizonte, entre os dias 10 e 12 de novembro, além de oferecer uma intensa programação on-line simultaneamente.
O café é cultivado em 451 municípios de Minas em uma área de 1,3 milhão de hectares. De todo o montante produzido no estado, o do tipo arábica responde por aproximadamente 99%. Outro dado que impressiona é a quantidade de países na lista de exportação. São mais de 80, incluindo China, Estados Unidos, Alemanha, Itália e Japão entre os maiores compradores. Tamanho interesse pode ser justificado pela qualidade e diversidade do produto na região.
“Os cafés de Minas Gerais se distinguem por diferentes sabores e aromas, possíveis, principalmente, por conta das variações de clima, altitude e sistemas de produção. Essas características permitem a conquista de diversos clientes nos mercados nacional e internacional”, explica a Secretária de Estado, Ana Maria Soares Valentini.