Erica Malunguinho fala sobre mulheres negras na política em episódio de “Sexta Black”
Exibido no canal de YouTube do GNT, programa aborda combate ao racismo institucional
- Data: 14/10/2021 15:10
- Alterado: 14/10/2021 15:10
- Autor: Redação
- Fonte: GNT
Sexta Black
Crédito:Divulgação
Pernambucana formada em história da arte pela Universidade de São Paulo, Erica Malunguinho é a convidada do ultimo episódio da terceira temporada do programa “Sexta Black” que vai ao ar na sexta-feira, dia 15 de outubro, às 20h, no canal de Youtube do GNT. Na atração, a convidada fala sobre mulheres negras na política e as lacunas no sistema legislativo no que diz respeito ao combate ao racismo institucional.
Apresentadora, mestra em Relações Étnico-Raciais e co criadora do programa, Luana Genót explica a importância de ter Erica como uma das entrevistadas. “Mulheres negras não ocupam nem um por cento dos cargos de liderança no país e são sub representadas nas câmaras legislativas. Nesse Brasil fundado sob uma lógica racista e que segue não garantindo condições básicas e dignas de sobrevivência para pessoas negras, Erica fez história ao se tornar a primeira mulher trans a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa na capital paulista”, comenta.
Durante a entrevista, Erica conta um pouco das ameaças que sofreu e quais medidas eficazes o estado brasileiro deveria praticar pra garantir não só o mandato dessas mulheres, como também suas vidas e sobre o term “aquilombar”.
“Eu estou aqui para disputar sociedade. O que eu estou propondo é desatar o nó das violências estruturais e históricas.”
“Se aquilombar é um espaço de proteção. Nós, pessoas pretas, indígenas, que foram excluídas do processo históricos, recisamos desse espaço para nutrir forças e conseguir enfrentar as violências.”
Sobre o #SextaBlack
Criado e comandado pela publicitária, escritora, apresentadora e mestra em Relações Étnico-Raciais, Luana Génot. O programa #SextaBlack nasceu do objetivo de fazer com que mais pessoas brancas, pretas, amarelas, pardas ou indígenas dialoguem e reflitam sobre temas como cor, raça, trajetória, pertencimentos afim de criar, juntos, uma sociedade antirracista na prática. Exibido no canal do YouTube da GNT, o programa teve sua primeira temporada vinculada entre novembro de dezembro de 2020 com cinco episódios que contaram com a participação de personalidades e especialistas como Hélio de La Peña, Kaê Guajajara e Lian Thai. Com direção e co-criação de Shirlene Paixão e Jorge Espírito Santo, o programa também reforça a diversidade, tanto à frente, quanto por trás das câmeras e já está com a segunda e a terceira temporada confirmadas. Assista em Youtube.com/canalGNT