Programa de inovação do transporte público faz rodada de mentorias para startups
COLETIVO realiza primeiras mentorias esta semana, com as startups pré-incubadas X4Fare e Trip Controls
- Data: 19/04/2021 08:04
- Alterado: 19/04/2021 08:04
- Autor: Redação
- Fonte: COLETIVO
Crédito:Roberto Parizotti
A partir de hoje, segunda-feira (19/4), o COLETIVO, programa de inovação em mobilidade urbana criado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), retoma as atividades com duas mentorias na área de negócios. A inciativa faz parte do segundo ciclo de pré-incubação do COLETIVO. Na próxima quinta-feira (22/4) será realizada a terceira mentoria, com foco em marketing. Todas as mentorias serão realizadas para as startups X4Fare e Trip Controls, selecionadas no 2º Desafio.
As startups pré-incubadas serão acompanhadas e orientadas sobre gestão, modelo de negócios e marketing. De acordo com o conteúdo previsto para hoje, as duas empresas serão aconselhadas sobre como estruturar suas iniciativas, definir modelos de negócio, fluxo de caixa, entre outros temas. Na quinta-feira (22), a mentoria sobre marketing abordará principalmente a análise da concorrência; posicionamento de mercado e gestão de relacionamento com o cliente.
Matteus Freitas, coordenador do núcleo de transportes da NTU, explica que a realização das mentorias do COLETIVO é uma etapa importante do processo de pré-incubação. “O conteúdo trabalhado pelos mentores das áreas de negócios, tecnologia, inovação e mobilidade urbana é fundamental para apontar oportunidades e alertar sobre os desafios encontrados ao longo do desenvolvimento das soluções“, reforça. Ele adianta que uma nova rodada de mentorias está prevista na sequência, com foco em tecnologia, inovação e mobilidade urbana. Todas as mentorias desta primeira rodada serão ministradas por Maria Luiza Machado, especialista em negócios com experiência em programas de incubação e aceleração de startups.
Nesta etapa de pré-incubação, a X4FARE, startup de São Paulo, propõe como solução um HUB com arranjo de pagamentos para o setor de mobilidade urbana, conectando qualquer carteira digital para efetuar o pagamento da passagem de transporte. O sistema identifica o passageiro, captura a transação, e efetua o repasse às concessionárias, órgãos gestores e agentes do ecossistema.
A outra startup pré-incubada no COLETIVO, a Trip Controls, de Goiânia (GO), desenvolve solução para a melhoria da mobilidade através do uso intensivo de recursos de IoT (Internet das Coisas), telemetria e meios de pagamentos (móveis e seguros, com base em blockchain), possibilitando a captura de informações georreferenciadas dos hábitos de deslocamento, permanência e consumo de usuários de transporte e condutores de veículos para o melhor planejamento do transporte.