Enel doa 95 toneladas de alimentos em 2020, beneficiando mais de 31 mil pessoas

Horta mantida em parceria com a ONG Cidade Sem Fome produz 11 toneladas por mês de legumes, verduras, temperos e ervas medicinais sem agrotóxicos;

  • Data: 10/02/2021 14:02
  • Alterado: 10/02/2021 14:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Enel Distribuição São Paulo
Enel doa 95 toneladas de alimentos em 2020, beneficiando mais de 31 mil pessoas

Crédito:reprodução

Você está em:

A Enel Distribuição São Paulo, segunda maior concessionária de energia elétrica do Brasil, realizou a doação de mais de 95 toneladas de alimentos em municípios da sua área de concessão em 2020, beneficiando mais de 31 mil pessoas em condição de vulnerabilidade. O marco tem como objetivo celebrar o Dia Mundial das Leguminosas, comemorado oficialmente em 10 de fevereiro, e reforçar o compromisso da distribuidora com o desenvolvimento de suas comunidades e minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus.

Do total de alimentos doados no ano passado, 22 toneladas são provenientes do projeto Hortas em Rede. Por meio da iniciativa, a concessionária mantém a produção de alimento orgânico em hortas instaladas embaixo de linhas de transmissão na região de São Mateus, na zona leste da capital paulista. O local, mantido em parceria com a ONG Cidades Sem Fome, produz 11 toneladas por mês de 51 tipos de alimentos orgânicos, entre legumes, verduras e temperos e ervas medicinais.

Das 22 toneladas, 11,6 toneladas foram doadas para o projeto Bistrô Mãos de Maria, localizado em Paraisópolis, zona sul de São Paulo. A iniciativa permitiu que o projeto Bistrô Mãos de Maria mantivesse a capacidade de produção e distribuição de marmitas para a comunidade. Outras 10,5 toneladas foram doadas aos moradores dos bairros Boulevard da Paz, Jardim Umuarama e Jardim Aurélio, também na zona sul.

Além da doação de alimentos, uma parceria entre a Enel Distribuição São Paulo, Enel X e Riba disponibilizou, em julho de 2020, quatro scooters elétricas para apoiar na distribuição das marmitas para as famílias atendidas pela Associação de Moradores de Paraisópolis. As motos elétricas adequadas à geografia da comunidade, se tornaram uma oportunidade de geração de trabalho e renda, já que os entregadores contratados foram os moradores da própria região.

Como resultado dessa ação com a Riba, foram entregues 16.848 marmitas e 1.081 cestas básicas em Paraisópolis, gerando uma renda de R$ 26,7 mil para os quatro beneficiados contratados durante quatro meses. Ao todo, o grupo Enel destinou R$ 330 mil para a doação das 22 toneladas e para o projeto de entrega de marmitas.

Na avaliação da responsável pela área de Sustentabilidade da Enel Distribuição São Paulo, Solange Mello, o trabalho realizado em 2020 visa a promoção da saúde da população vulnerável por meio de hábitos alimentares saudáveis e a redução das desigualdades, principalmente para cidadãos de baixa renda.

A desnutrição e falta de acesso a alimentos saudáveis ainda é um problema no Brasil para a população de renda mais baixa. O que estamos buscando é promover o direito ao acesso a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente e sem comprometer outras necessidades essenciais, isto é, assegurando que as pessoas possam se alimentar com cidadania e de forma digna”, afirma.

Dia Mundial da Leguminosa

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 10 milhões de pessoas vivem uma situação de insegurança alimentar grave no Brasil. Essa ação ajudou a minimizar esse quadro para parte desses brasileiros. As diretrizes e políticas públicas da Enel no Brasil contribuem também para geração de renda aos agricultores e na produção, distribuição e abastecimento de alimentos saudáveis.

A temática da insegurança alimentar é um tema que não afeta apenas o Brasil, mas vários países do mundo. Por conta disso, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas designou o dia 10 de fevereiro como o Dia Mundial das Leguminosas para reafirmar a contribuição das leguminosas para a agricultura sustentável e o alcance da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

As leguminosas contribuem para a mitigação das mudanças climáticas, reduzindo a dependência de fertilizantes sintéticos usados para introduzir nitrogênio artificialmente no solo. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), os gases de efeito estufa são liberados durante a fabricação e a aplicação desses fertilizantes, e seu uso excessivo é prejudicial ao meio ambiente

As ações de produção e doação de alimentos materializa o conceito de economia circular, estratégico para a Enel Brasil, e está alinhado aos compromissos assumidos pela empresa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, especialmente com os ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

Compartilhar:

  • Data: 10/02/2021 02:02
  • Alterado:10/02/2021 14:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Enel Distribuição São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados