Unity Warriors participa do Mês do Hip Hop 2021 com montagem inspirada nas festas de rua
Grupo periférico de São Paulo que já representou o Brasil em grandes eventos de dança na europa, participa do Mês do Hip Hop 2021 com montagem inspirada nas festas de rua
- Data: 03/04/2021 15:04
- Alterado: 03/04/2021 15:04
- Autor: Redação
- Fonte: Grupo Unity Warriors
Crédito:Divulgação
No dia 17 de abril de 2021 (sábado), às 14h00, o Grupo Unity Warriors, que tem como base de sua pesquisa o breaking, realiza uma apresentação de dança como parte da programação do Mês do HIP HOP em 2021. A apresentação será gratuita e realizada através da página do Facebook do grupo (www.facebook.com/Unity-Warriors-2040426456226348).
A montagem é inspirada nas festas de rua que deram origem à cultura hip-hop, onde jovens encontravam na dança um refúgio e um espaço de protesto. Através da dança, o grupo reflete sobre a desigualdade social e o racismo estrutural.
“Queremos expressar aquilo que molda o imaginário social e atravessa nosso fazer, enquanto cidadãos e artistas periféricos, que no meio de tantas adversidades, barreiras invisíveis e visíveis continuam (re)existindo”, comenta o Grupo Unity Warriors.
O Grupo Unity Warriors que é um dos importantes representantes da arte urbana brasileira no exterior, tem sua trajetória marcada por participações emblemáticas em muitos dos maiores eventos da cultura hip-hop e das artes urbanas do mundo.
Bi-campeão do Festival Break The Floor América Latina (2017 e 2018), festival internacional de breakdance realizado em Manaus-AM, o Unity Warriors foi o primeiro grupo brasileiro a chegar na final do Break The Floor, um dos maiores campeonatos de breaking do mundo, realizado em Cannes, na França, chegando ao terceiro lugar no mundial em 2018 e segundo lugar em 2019.
Em Lyon, na França, o grupo participou como convidado para uma batalha show no evento “Rotary Breaking Dance”. E em Paris – França, foi o primeiro grupo brasileiro a participar como convidado da competição “Fire Jam” chegando à semifinal.
O grupo surgiu em 2015, a partir da união de jovens da periferia da Zona Leste e Noroeste da cidade de São Paulo, com a proposta de celebrar a cultura hip-hop através da dança breaking, representando sua origem pelo Brasil e o mundo por meio de batalhas, aulas, palestras e workshops.
Desde então, o grupo vem participando de eventos importantes da cena e foi vencedor em vários deles como Arena Caieira 2019, “The king Of The Night” (primeira edição realizada na cidade de São Paulo de 3×3), “Boom Breaking” Festival de dança breaking de Barueri – SP, o Fast Battle 2016, em Lavras – MG, “The Killers Jova Battle”, evento organizado pela Fábrica de Cultura Jaçanã; e segundo lugar no “Brasil super Battle”, em Brasília – DF.
Em sua 17ª edição, o Mês do HIP HOP em 2021 conta com uma vasta programação com apresentações artísticas, vivências e intervenções artísticas com os quatro elementos: Break, DJ, Graffiti e MC/Beatbox. A ação pretende garantir visibilidade e valorização da Cultura e do Movimento Hip Hop e sua intervenção na cidade, além de ampliar o debate sobre políticas públicas para juventude, contribuir para o combate à discriminação de raça e gênero, proporcionar espaços de reflexão, contribuir para a luta contra o genocídio da juventude pobre, preta e periférica e propor uma agenda repleta de conteúdo do Hip Hop na cidade de São Paulo.
O Mês do HIP HOP é uma realização da Cultura Hip Hop da Cidade de São Paulo, organizada através da sociedade civil, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, e Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo.
O Mês do HIP HOP está assegurado pela Lei Municipal 14.485/07 de 19 de julho de 2007, fazendo parte do calendário oficial de eventos do Município de São Paulo.