ENEL SP investe em manutenções preventivas e reforça atendimento para o Plano Verão

Ações visam dar mais agilidade no atendimento às ocorrências no período de chuvas

  • Data: 02/12/2021 11:12
  • Alterado: 02/12/2021 11:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Enel Distribuição São Paulo
ENEL SP investe em manutenções preventivas e reforça atendimento para o Plano Verão

Crédito:Marcello Casal Jr/Agência Brasil

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Com a proximidade do verão e o aumento das chuvas e da força dos ventos, a Enel Distribuição São Paulo, concessionária que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, dá início ao Plano Verão 2021/22, que visa agilizar o restabelecimento do fornecimento de energia aos clientes nesta época do ano, caracterizada por um maior número de ocorrências. Para esse ano, a distribuidora intensificou a quantidade de equipes em campo e o número de atendentes do Call Center, além do investimento em manutenções e podas preventivas.

No período de chuvas, a concessionária pode ampliar o número de profissionais trabalhando, entre eletricistas, técnicos e operadores do Call Center. Em dias com mais volume de ocorrências, a distribuidora pode aumentar em até 4 vezes a mobilização das equipes em campo, remanejando recursos de outros processos da operação para atendimento emergencial. A Enel conta com processo estruturado de categorização das ocorrências, com definição de escala de prioridade e investe em treinamento e capacitação dos seus colaboradores para realizar trabalhos em linha viva, ou seja, com a rede energizada, para minimizar os impactos aos consumidores.

“Em casos de contingência, acionamos mais turmas para atender às ocorrências emergenciais. Essa mobilização rápida é possível devido à implementação de um sistema que proporciona um melhor gerenciamento da nossa força de trabalho, com despacho automático e inteligência artificial, responsáveis por direcionar as equipes de forma mais eficaz”, explica o responsável por Infraestruturas e Redes da Enel Distribuição São Paulo, Vincenzo Ruotolo.

A distribuidora conta também com técnicos no Centro de Operação Integrado do Governo de São Paulo (COI), que tem como função monitorar grandes eventos, compartilhando informações em tempo real entre os órgãos governamentais e as prestadoras de serviços públicos para a tomada de decisão em situações emergenciais, como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, entre outros. Dependendo do volume de ocorrências, a Enel também pode utilizar os corredores de ônibus para que as equipes cheguem mais rápido aos locais.

Automação

Outra frente é o foco em automação. Até o final deste ano, a concessionária terá instalado mais de 9,5 mil equipamentos telecomandados em toda a área de concessão, como os religadores e as chaves automáticas, que permitem ao Centro de Operações da distribuidora restabelecer o fornecimento de energia remotamente. Esses equipamentos têm por objetivo evitar desligamentos por eventos transitórios, como queda de pequenos objetos na rede e viabilizam a operação de sistemas de reconfiguração automática da rede, denominados self-healing. A companhia tem 3,95 mil sistemas como esse instalados, que reconfiguram a rede,  permitindo um rápido restabelecimento da energia, sem a necessidade de atuação humana, permitindo à distribuidora reduzir a quantidade de clientes interrompidos, por meio de manobras automáticas.

O investimento em automação é uma inovação adicional da Enel para conseguir restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível para o maior número de clientes e isolar automaticamente o trecho da rede elétrica com defeito e, desta forma, conseguir facilitar o trabalho das equipes de campo, que podem se concentrar nas ocorrências mais complexas.

Manutenção preventiva

A preparação para atendimento aos consumidores durante o verão contempla uma série de ações de manutenção preventiva nos meses anteriores à época de chuvas. Apenas este ano, a companhia executou 370 mil ações de podas nos 24 municípios de sua área de concessão. Além disso, a Enel realizou inspeções termográficas aéreas, com uso de helicóptero para avaliar as condições do sistema de distribuição, contribuindo, dessa forma, para maior assertividade nas ações de manutenção nas linhas de subtransmissão. “Este trabalho é uma atividade periódica, com investimento constante em manutenção preventiva e corretiva”, diz Ruotolo.

Tendo vista que o lançamento de objetos na rede elétrica com os ventos é um dos principais vilões da falta de energia durante o verão, a Enel segue avançando na instalação de spacer cable, um tipo de cabeamento mais resistente a interferências externas, proporcionando uma melhora significativa nos indicadores de qualidade do fornecimento de energia elétrica. Até outubro de 2021, a empresa já havia instalado 140 quilômetros de cabos com esta tecnologia em sua rede.

Canais de atendimento

Além das ações operacionais, a Enel Distribuição São Paulo reforça o atendimento aos consumidores pelos seus canais eletrônicos, que pode ser ampliado em até 130% em dias com maior volume de ligações. A companhia oferece uma ampla gama de canais digitais para o registro de ocorrências pelos consumidores, que devem ser priorizados em dias de chuva para agilizar o atendimento pela concessionária.

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  • Data: 02/12/2021 11:12
  • Alterado:02/12/2021 11:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Enel Distribuição São Paulo









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