Escola Municipal de São Caetano oferece espaço com internet para crianças assistirem aulas
A EMEF Laura Lopes, localizada no Bairro Prosperidade, em São Caetano do Sul, está se esforçando para que nenhum aluno fique de fora das aulas online
- Data: 29/04/2021 19:04
- Alterado: 29/04/2021 19:04
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Caetano do Sul
Crédito:Eric Romero / PMSCS
Com criatividade e, sobretudo, dedicação, a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Laura Lopes, localizada no Bairro Prosperidade, em São Caetano do Sul, está se esforçando para que nenhum aluno fique de fora das aulas online. A partir dessa semana começou a oferecer o espaço do auditório para que os alunos possam usar a internet no horário das aulas, transmitidas em tempo real pela plataforma Google Meet.
“As crianças recebem uma autorização para entrar na escola, acompanhadas de uma pessoa responsável apenas, e são posicionadas bem distantes uma das outras”, explica a vice-diretora Andrea Moreno Castillo.
A equipe pedagógica do Laura Lopes, sob orientação da diretora Alexandra de Jesus Auger, tem feito uma busca ativa de alunos que não assistem às aulas remotas. A equipe detectou que alguns dos alunos mais carentes não assistiam às aulas por falta de acesso à internet.
Com apenas 109 alunos matriculados, do 1º ao 5º ano, as educadoras observaram que a unidade escolar tem espaço suficiente para receber esses alunos durante o período de transmissão das aulas, mantendo apenas um funcionário de plantão para orientar sobre o acesso à plataforma.
“Estamos buscando resgatar todos os alunos que, por algum motivo, não estavam assistindo às aulas. Com a entrega do Cartão Merenda e dos kits de material escolar na escola ao longo desta semana, estamos tendo a oportunidade de conversar diretamente com todos os pais dos alunos ausentes”, diz a professora Andrea.
O secretário de Educação Fabricio Coutinho de Faria elogia a iniciativa: “Nosso objetivo é atender todos os alunos. Se outras escolas tiverem como oferecer essa oportunidade para seus alunos, com a mesma segurança, terão todo nosso apoio”, diz o secretário.
“Essa é mais uma demonstração do valor de nossos profissionais de Educação. Somos muito gratos pelo empenho de todos para a oferta de um ensino de qualidade, mesmo durante esse período difícil em que vivemos”, declara o prefeito Tite Campanella.
O esforço dos educadores tem surtido resultados: o sistema de aulas remotas ao vivo, com transmissão pela plataforma Google Meet, já atinge 80% de participação dos alunos, do Ensino Fundamental ao Médio.