Curitiba recebe a Copa Truck para duas etapas
Sexto e sétimo dos nove compromissos da temporada acontecem neste final de semana; classificação do campeonato tem líderes separados por apenas dois pontos
- Data: 31/08/2021 10:08
- Alterado: 31/08/2021 10:08
- Autor: Redação
- Fonte: Copa Truck
Crédito:Vanderley Soares / P1 Media
O Autódromo Internacional de Curitiba, que fica localizado em Pinhais (PR), recebe duas etapas da Copa Truck neste final de semana. O encontro será válido pela sexta e sétima etapa em uma das pistas mais tradicionais do país que, quando inaugurada, em 1970, ficava no então distrito de Pinhais na cidade de Curitiba. Com a emancipação, em 1992, a localização do circuito passou a pertencer ao novo município, embora mantendo o nome “Autódromo de Curitiba”.
O fato é que a pista sempre proporciona boas disputas entre os caminhões da Copa Truck e com pontos exigentes de frenagem, especialmente nas curvas 1 e 3. Na primeira, a frenagem acontece a 200 metros do final da longa reta de quase um quilômetro, onde os brutos chegam a 170 km/h (logo após a retomada de aceleração do radar obrigatório de 160 km/h) e reduzem para contornar a curva 1 a 75 km/h.
Ao final da reta oposta, os pilotos reduzem a velocidade em 95 km/h, fazendo os trucks baixarem de 180 km/h para 85 km/h e apenas cinco segundos percorrendo uma distância de meros 180 metros com o pé no freio.
Neste cenário, a disputa pelo título segue acirrada, especialmente entre os companheiros de equipe Wellington Cirino e André Marques. A dupla da Mercedes-Benz está separada por apenas dois pontos na tabela (159 a 157) com Felipe Giaffone em terceiro, de Iveco, com 128 pontos e também de olho na disputa dos líderes.
Serão duas etapas no final de semana: uma no sábado (4), com treinos livres, tomada de tempos e as duas corridas com largadas programadas para as 14h10 e 14h45, e no domingo (5) as atividades serão válidas pela sétima etapa com a largada para as disputas também a partir das 14h10 (segunda largada 14h45). Tanto no sábado como no domingo as provas terão transmissão ao vivo por Band, SporTV2 e pelos canais oficiais da Copa Truck no YouTube e no Facebook – a categoria transmite também as tomadas de tempo nos dois dias.