Fim dos canudos em São Caetano do Sul
Projeto da vereadora Suely Nogueira propõe a substituição dos canudos plásticos
- Data: 03/10/2019 13:10
- Alterado: 03/10/2019 13:10
- Autor: Redação
- Fonte: assessoria
Crédito:divulgação
A vereadora Suely Nogueira, teve aprovado seu Projeto de Lei 3.100/18, que substitui em São Caetano do Sul, o fornecimento de canudos confeccionados em material plástico, na sessão ordinária desta terça-feira (dia 01). O PL foi debatido em segunda discussão e votação. Agora segue para sanção do Poder Executivo e ao ser aprovado a medida alinharia a São Caetano do Sul às cidades mais desenvolvidas do mundo no combate à poluição do meio ambiente.
“O canudo plástico é um dos maiores problemas ecológicos contemporâneos. Pesquisas mostram que mais de 95% do lixo nas praias brasileiras é de material plástico. E, assim como outros resíduos, todo esse material acaba invadindo o mar, prejudicando o habitat natural e a saúde dos animais que, com muita frequência, morrem por ingestão desse plástico descartado pelos humanos”, afirma a parlamentar.
De acordo com o projeto, os canudos de plástico devem ser substituídos por canudos confeccionados em papel reciclável, material comestível ou biodegradável, embalados individualmente em envelopes hermeticamente fechados feitos do mesmo material.
“Se cada brasileiro usar um canudo plástico por dia, em um ano terão sido consumidos 75.219.722.680 canudos. De fato, mais de 95% do lixo nas praias brasileiras é plástico”, finalizou a vereadora.