Diadema conscientiza moradores sobre aproveitamento integral dos alimentos
Secretaria de Segurança Alimentar realiza na próxima sexta-feira, 15/2, às 9h, na cozinha didática da Coop Diadema a oficina “Aproveitamento Integral dos Alimentos, com Receitas Saudáveis”
- Data: 14/02/2019 09:02
- Alterado: 14/02/2019 09:02
- Autor: Iara S. Luz
- Fonte: PMD
Crédito:Mauro Pedroso
A atividade é realizada pelas nutricionistas do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND), ligada a Secretaria, e o objetivo é informar a população quanto aos bons hábitos alimentares e ao mesmo tempo conscientizar sobre o desperdício de alimentos.
Com duas horas de duração, a formação acontece por meio de explanação que ressalta a importância dos alimentos na vida das pessoas e suas qualidades nutricionais. Para facilitar o entendimento sobre o assunto também são utilizados slides, fotos e vídeos e outras didáticas que envolvem a participação de todos. A equipe do PEAND prepara, no local, uma receita saudável, mostrando passo a passo como ela é feita e explicando as qualidades nutricionais dos ingredientes utilizados. Ao final ocorre a degustação e avaliação da receita pelos participantes.
“Sempre que realizamos uma palestra ou oficina, o intuito é informar a população, da melhor maneira possível, sobre os bons hábitos alimentares e quanto isso traz bem estar e qualidade de vida. Uma pessoa que come de forma inadequada pode desenvolver doenças relacionadas à má alimentação como pressão alta, diabetes, colesterol elevado e perda de controle de peso”, alerta a nutricionista e coordenadora do PEAND, Renatiely Paschoali .
Parceira da Prefeitura de Diadema na doação de comestíveis para o Programa Banco de Alimentos, a Coop Diadema abre espaço para que as oficinas aconteçam uma vez por mês na sua cozinha didática. A cada edição, a temática é diferente e em março próximo, no dia 29, às 9h30, a abordagem será “Saiba Seu IMC: Avaliação e Orientação Nutricional”. O assunto tem a ver com o Dia da Saúde e Nutrição, comemorado em 31 março. Também nessa data haverá degustação de receitas.
Segundo Renatiely, outra abordagem muito solicitada é a rotulagem de produtos. Sua importância está em como ensinar as pessoas a fazerem a leitura de rótulos dos alimentos industrializados. “Devemos, sempre, observar os ingredientes que compõem o produto, prazo de validade e ainda prestar atenção nas quantidades de gorduras, o sódio e o açucares”, ressalta.
Além da Coop, a oficina sobre reaproveitamento integral dos alimentos acontece em outros locais de Diadema. A iniciativa surgiu no ano de 2017 e mais de 24 formações já foram realizadas, com a participação de 317 pessoas. O evento é gratuito e as inscrições acontecem nos locais.