Sesc São Caetano participa da 3ª Mostra Sentidos – A Longevidade na Arte

Na semana que celebra o Dia Internacional das Pessoas Idosas, 26 atividades focadas na temática do envelhecimento serão apresentadas nas 39 unidades do Sesc no Estado de São Paulo

  • Data: 02/10/2019 14:10
  • Alterado: 02/10/2019 14:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc São Caetano
Sesc São Caetano participa da 3ª Mostra Sentidos – A Longevidade na Arte

Crédito:Paula Caldas

Você está em:

O Sesc São Caetano celebra o Dia Internacional das Pessoas Idosas participando da terceira edição da Mostra Sentidos – A Longevidade na Arte, e recebe em 5 de Outubro às 12h o espetáculo Naifs com a Cia Hiato que levarão a plateia a valorizar o cotidiano através da música e teatro. Atividade gratuita e aberta ao público geral.

A mostra que acontece de 1º a 13 de outubro em 26 atividades, trás espetáculos de dança e teatro, intervenção artística e bate-papos, serão realizadas em 39 unidades do Sesc no estado de São Paulo  faz uma reflexão sobre a valorização do envelhecimento e da longevidade, com início no Dia Internacional das Pessoas Idosas, em 1º de outubro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), há 37 anos, para relembrar a importância dos direitos e o bem-estar dos idosos.

Atualmente, mais de 700 milhões de pessoas no mundo possuem 60 anos ou mais. Em 2050, serão mais de dois bilhões de indivíduos idosos (cerca de 20% da população do planeta), segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, são mais de 28 milhões de idosos, o que significa, aproximadamente, 13% da população do país, de acordo com a mais recente projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Acompanhando as mudanças demográficas que vêm ocorrendo no país, com uma população idosa cada vez mais ativa, o Trabalho Social com Idosos do Sesc tem ampliado as reflexões sobre o processo de envelhecimento e incentivado o protagonismo cultural, social e político dessa população.  Assim, a Mostra pretende despertar, por meio dos múltiplos sentidos provocados pela arte, um olhar mais profundo sobre a temática do envelhecimento a partir dos 60 anos.

Serão 14 peças de teatro, 9 espetáculos de dança, 2 bate-papos e 1 intervenção – que contemplam os temas da longevidade e do envelhecer em suas narrativas, dramaturgias e elencos – voltadas para públicos de diferentes faixas etárias, buscando romper os preconceitos e estereótipos relacionados aos idosos.

Na programação do Sesc São Caetano, Daiane Baumgartner e João Sobral criaram o espetáculo Naif, com direção de Marcelo Lujan, conta as lembranças da senhora Violeta que depois da perda de seu marido, vai para a casa dos filhos levando todos os seus pertences. A caminho, na estação de trem, conhece Antônio Bento, um músico de rua inventor que toca suas canções com sua vassoura e embala os passageiros diariamente. Por meio da música, ela se recorda de momentos importantes de sua vida e divide com o artista anseios, alegrias e tristezas, levando a plateia a refletir sobre a valorização do cotidiano.

Serviço geral:

Mostra Sentidos – A Longevidade na Arte

De 1 a 13 de outubro de 2019

39 unidades do Sesc

sescsp.org.br/mostrasentidos

SERVIÇO:

Sesc São Caetano

Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul

Dias 27 de Outubro

Horário: 11h

Duração: 60 minutos

Recomendação etária: Livre

Ingressos: Grátis

Telefone para informações: (11) 4223-8800

Para informações sobre outras programações acesse o portal sescsp.org.br

Compartilhar:

  • Data: 02/10/2019 02:10
  • Alterado:02/10/2019 14:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc São Caetano









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados