Pautada por Morando, liberação de FGTS para vítimas das chuvas é aprovada pelo Governo

Confirmação foi feita pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, em ato oficial, comandado pelo governador João Doria

  • Data: 15/03/2019 13:03
  • Alterado: 15/03/2019 13:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Leandro Baldini/PMSBC / PSA/ PMETRP
Pautada por Morando, liberação de FGTS para vítimas das chuvas é aprovada pelo Governo

Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC

Você está em:

Um dos itens emergenciais instituído pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, a liberação do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), para as pessoas que tiveram prejuízos com a chuva do último domingo (10/03), foi aprovado pelo Governo Federal como medida em âmbito estadual, uma vez que as cidades do Grande ABC e a Capital tiveram inúmeras ocorrências com o volume da água.

A oficialização ocorreu em reunião, no Palácio dos Bandeirantes, comandada pelo governador do Estado, João Doria, com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, o vice-governador, Rodrigo Garcia, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, os demais prefeitos do Grande ABC, além de secretários e demais autoridades.

“Considero uma importante oficialização, porque muitos tiveram prejuízos incalculáveis, infelizmente. Ao elaborarmos o nosso plano em São Bernardo tivemos o cuidado e a preocupação de viabilizarmos todos as ações que possam ser confortáveis neste momento”, destacou o prefeito Orlando Morando.

Paulo Serra, prefeito de Santo André destaca: “Nesta reunião com os demais prefeitos da região e o da capital, Bruno Covas, trouxemos novas ações para esta verdadeira força-tarefa que estamos fazendo para minimizar os impactos da chuva que assolou a nossa cidade no domingo. Teremos um pacote de medidas com obras de prevenção, a construção do piscinão Jaboticabal, que agora sairá do papel depois de uma década e a liberação do FGTS para as famílias severamente atingidas”.

Adler Teixeira – Kiko, prefeito de Ribeirão Pires, afirma: “Apresentamos demandas prioritárias em nossas cidades, em busca de apoio e recursos para ações imediatas, especialmente voltadas às famílias afetadas por ocorrências da chuva do início da semana. Todas as medidas de segurança e assistência a essas famílias estão em andamento. Nossas equipes seguem mobilizadas no atendimento à população”,

Na quarta-feira, a reunião com o governador João Doria já havia garantido conquista para região, no que tange planos de combate às fortes chuvas. O chefe do Executivo do Estado garantiu a construção do Piscinão Jaboticabal, com capacidade 900 metros cúbicos de armazenamento, que ficará situado nas divisas de São Bernardo, São Paulo e São Bernardo.

Na reunião de hoje, Doria formalizou o pedido ao ministro Gustavo Canuto que seja utilizado recurso do FGTS para os custos da obra, estimado em torno de R$ 400 milhões. O ministro acatou a pauta e pediu 15 dias para uma análise completa para a viabilidade.

“Trata-se de uma ação preventiva, pois infelizmente tivemos 13 óbitos com estas chuvas, as mais intensas nos últimos 20 anos. Buscamos mais este caminho, uma vez que sua importância é fundamental”, comentou João Doria.

“É um desafio, mas que vamos nos debruçar para garantir o melhor encaminhamento. O trabalho será levado imediatamente”, esclareceu o ministro Gustavo Canuto.

Compartilhar:

  • Data: 15/03/2019 01:03
  • Alterado:15/03/2019 13:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Leandro Baldini/PMSBC / PSA/ PMETRP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados