Diadema intensifica vacinação contra febre amarela
Além da aplicação da dose nas 20 Unidades Básicas de Saúde da cidade, serão montados postos em locais de grande circulação
- Data: 23/02/2019 08:02
- Alterado: 23/02/2019 08:02
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:Thiago Benedetti
A Prefeitura de Diadema intensificou as ações de combate à febre amarela e a vacinação é a principal delas. Além da aplicação da dose padrão em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, até 2 de março serão montados quatro postos de vacinação com dias e horários alternativos para atender o maior número de pessoas.
O primeiro será realizado neste sábado (23), no Shopping Praça da Moça, das 10h às 17h. Na segunda (25) e terça-feira (26), a imunização será oferecida também gratuitamente no Terminal Metropolitano de Diadema, das 16h às 19h, horário de grande movimentação de pessoas.
Já em março, a vacinação começa na sexta-feira (01), com o posto montado no Terminal Metropolitano de Piraporinha, das 16h às 19h. No sábado (02), das 9h às 16h, será a vez dos moradores do Sítio Joaninha receberem a proteção contra a febre amarela.
“Os casos de febre amarela continuam acontecendo e em localidades para onde muitas pessoas viajam. É uma doença grave e pode matar, mas pode ser evitada com a vacina. É importante que as pessoas não deixem de se vacinar, que não sejam mais uma vítima da febre amarela”, alerta a coordenadora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cândida Rosa Alves.
De segunda a sexta-feira, a vacinação pode ser feita nas UBS. Atualmente, as salas de vacina das Unidades Paineiras, Eldorado, Promissão e Centro atendem das 8h às 16h40. As demais UBSs aplicam a dose das 8h às 15h40.
Trabalho conjunto
Desde o início de fevereiro, a Administração realiza busca ativa de pessoas que ainda não se vacinaram contra a doença. As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, como casa a casa e orientação foram ampliadas.
ATENÇÃO
Atualmente, todo o território paulista é considerado área de risco e, por isso, área de recomendação de vacina. Embora Diadema não tenha casos autóctones de febre amarela, há ocorrência de casos no litoral e em estados vizinhos, como o Paraná, o que aumenta os riscos para quem se desloca para essas áreas.
Quem recebeu uma dose não precisa de reforço. A exceção é apenas para pessoas que tomaram a vacina fracionada e irão viajar para países que exijam certificado internacional. Para se proteger é preciso tomar a vacina 10 dias antes de se expor ao risco, para que o corpo tenha tempo hábil de desenvolver anticorpos contra a febre amarela. A aplicação é feita a partir de nove meses de idade e a contraindicação é para quem tem alergia grave a ovo.
SERVIÇO:
Vacinação contra a febre amarela
23 de fevereiro de 2019, sábado, das 10h às 17h.
Shopping Praça da Moça. Rua Graciosa – Centro. Loja 262 do Piso Araucária.
25 e 26 de fevereiro de 2019, das 16h às 19h.
Terminal Metropolitano de Diadema. Entrada pela Avenida Fábio Eduardo Ramos Esquível – Centro ou Avenida Conceição – Parque das Jabuticabeiras.
01 de março de 2019, sexta-feira, das 16h às 19h.
Terminal Metropolitano de Piraporinha. Entrada pela Avenida Encarnação, 482 ou pela Avenida Piraporinha, altura do número 1930 – Piraporinha.
02 de março de 2019, sábado, das 9h às 16h.
Rua Divisa Verde, 132 – Sítio Joaninha.