Diadema realiza ação educativa para promover direção segura
Prefeitura de Diadema vai realizar uma intervenção teatral, para promover a direção segura
- Data: 21/02/2019 10:02
- Alterado: 21/02/2019 10:02
- Autor: Keila Macedo
- Fonte: Secom Diadema
Crédito:Thiago Benedetti
A Prefeitura de Diadema, por meio das secretarias de Transportes e Defesa Social, vai realizar em 36 estabelecimentos comerciais, como bares noturnos e similares, uma intervenção teatral, para promover a direção segura.
Nos próximos quatro finais de semanas, pré e pós carnaval, a comédia teatral “Comigo não, seu João”, será encenada por quatro atores caracterizados de bêbado, anjo, diabo e morte. Os personagens vão reproduzir situações típicas que acontecem nos bares. A peça tem objetivo de conscientizar a população sobre a importância de evitar comportamentos de risco no trânsito e reforçar o lema se beber, não dirija.
“A peça é interativa. O mais importante é que durante a brincadeira a pessoa identifique atitudes que ela mesma realiza, e tenha consciência da gravidade que pode acarretar a combinação direção e álcool. O cidadão sai de lá sensibilizado e multiplicando a ação”, comentou a produtora da peça, Edna de Castro.
A finalidade da intervenção teatral é sensibilizar aproximadamente 3 mil pessoas em Diadema. “A Administração quer reduzir o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito. Vamos realizar esta ação para conscientizar os moradores e promover a vida”, comentou o prefeito, Lauro Michels.
As pessoas que assistirem à peça vão receber um copo, um folder e um bafômetro descartável para fazer o teste antes de dirigir. Ele mostra se o motorista ultrapassou ou não os 0,05 miligramas de álcool por litro de ar expelido – o suficiente para caracterizar crime de trânsito.
Os recursos para realização da ação é oriundo do Fundo Municipal de Assistência ao Trânsito.
Segundo o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, o fator humano é a principal causa de fatalidades no trânsito. Dados do Infosiga SP indicam que 94% dos acidentes fatais são causados por negligência de condutores ou pedestres. O desafio de mudar a realidade passa por uma mudança de comportamento.