Exposição “A Fundação da Cidade de São Paulo” no Shopping Praça da Moça
O artista plástico Maurici Caruso dá vida a personagens que marcaram a história da criação da cidade de São Paulo, empregando técnica inédita de escultura em papelão e papel kraft
- Data: 13/03/2018 16:03
- Alterado: 13/03/2018 16:03
- Autor: Redação
- Fonte: Clara
Crédito:
Até 26 de março, o público do Shopping Praça da Moça, em Diadema, pode conferir a exposição “A Fundação de São Paulo”, que reúne esculturas em tamanho real de personagens marcantes no nascimento da capital paulista e também, posteriormente, nas expedições dos bandeirantes. Nesta mostra estão representadas importantes figuras dos séculos XVI e XVII, como os padres jesuítas José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, o índio Cacique Tibiriçá e o explorador português João Ramalho Maldonado, além dos bandeirantes Borba Gato, Fernão Dias e Antônio Raposo Tavares.
Autodidata, o artista Maurici Caruso desenvolveu uma técnica inédita que utiliza papel kraft amassado em dois sentidos, imprimindo formas e volumes até obter esculturas com semblante humano. O artista também faz uso de materiais recicláveis para compor a estrutura interna das obras.
UM POUCO DA HISTÓRIA DE SÃO PAULO
Em janeiro de 1554, um grupo de jesuítas comandado pelos padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, chega ao planalto de Piratininga, auxiliado pelo português João Ramalho. Com o objetivo de catequizar os índios que viviam na região, os jesuítas erguem uma base entre os rios Tietê, Anhangabaú e Tamanduateí, com o consentimento do cacique Tibiriçá, que comandava uma aldeia de tupiniquins nas proximidades. Em 25 de janeiro daquele ano, é celebrada a primeira missa no local, marcando o início do que seria a cidade de São Paulo.
SERVIÇO:
Exposição “A Fundação da Cidade de São Paulo”
De 13.03 a 26.03
Piso Araucária
Shopping Praça da Moça
Rua Manoel da Nóbrega, 712 – Centro, Diadema
Telefone: (11) 4057-8900