Alimente-se bem e contribua com o Meio Ambiente

Estudo publicado na revista PNAS demonstra que os alimentos mais prejudiciais ao ser humano também o são para o planeta.

  • Data: 06/11/2019 17:11
  • Alterado: 06/11/2019 17:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: PNAS
Alimente-se bem e contribua com o Meio Ambiente

Crédito:Depositphotos

Você está em:

Aproximadamente 60% dos fatores de risco responsáveis de todas as doenças são o resultado de uma dieta de má qualidade. Esse fato está ligado à saúde do planeta.

Os pesquisadores analisaram 15 alimentos que fazem parte da dieta diária ocidental e a maneira como são produzidos (a água que se gasta, a superfície implicada e os produtos químicos utilizados, entre outros) para identificar e relacionar o impacto desses mesmos alimentos sobre a saúde.

As frutas, verduras, a batata, o azeite de oliva, os legumes, as frutas secas e os cereais são os alimentos mais saudáveis e que, além disso, têm impacto mínimo sobre o planeta.

A carne vermelha processada e não processada, por outro lado, é um produto que deveria sair da lista de compras. Muitas pesquisas já tiveram conclusões parecidas, mas essa “é a mais rigorosa até hoje, que recopila quantidade muito maior de dados e analisa a relação entre saúde e meio ambiente. Quanto mais estudos são feitos, maior será o impacto sobre as pessoas”, diz Julio Basulto, nutricionista na Universidade Central da Catalunha (Vic) e escritor.

Se o ser humano ocidental continuar se alimentando como agora, se notará um aumento alarmante das doenças, da poluição das águas e das emissões de gases de efeito estufa. Além disso, um terço da comida produzida nunca chega às mãos do consumidor e acaba no lixo, diz Michael Clark, principal autor do estudo e pesquisador da Universidade Oxford. Por isso, o cientista alerta sobre a necessidade de controlar a fabricação, o consumo e o cultivo.

O peixe é um dilema. É uma opção saudável, como a maioria das pessoas sabe, mas tem uma pegada ambiental maior, ao lado do frango e dos laticínios, do que as dietas baseadas em vegetais, de acordo com os resultados do estudo. Basulto afirma que um produto é benéfico quando impede o consumidor de comer alimentos mais prejudiciais a sua saúde. “Se o cliente come peixe e não consome carne vermelha, portanto, é bom para ele e para o planeta”, acrescenta.

Os responsáveis pelo estudo ressaltam que dirigir a dieta global a um maior consumo de alimentos mais saudáveis melhoraria a sustentabilidade ambiental.

Compartilhar:

  • Data: 06/11/2019 05:11
  • Alterado:06/11/2019 17:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: PNAS









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados