Escola parque de São Caetano vai trazer nova vida à Praça Luiz Tortorello
Com avançado conceito de sustentabilidade, nova escola de educação infantil vai integrar ambiente escolar com espaço de uso público
- Data: 17/09/2019 09:09
- Alterado: 17/09/2019 09:09
- Autor: Nelson Albuquerque
- Fonte: PMSCS
Crédito:Reprodução
São Caetano do Sul demonstra, mais uma vez, estar conectada com os mais avançados conceitos ambientais e educacionais. Neste mês, a Prefeitura iniciou a preparação do canteiro para construção de uma nova escola de educação infantil na Praça Luiz Tortorello, à margem da Avenida Goiás, no Bairro Santo Antônio. Essa unidade será desenvolvida no modelo de escola parque, com implantação de 15 medidas de sustentabilidade e integração de ambiente escolar com espaço público.
No projeto de construção, a maior preocupação da Prefeitura foi a de garantir a preservação da área verde e da utilização da praça como espaço de convivência. “O escopo da obra destaca que a quantidade de árvores terá um ligeiro aumento, ou seja, não haverá prejuízo da área verde, pelo contrário”, afirma o prefeito José Auricchio Júnior. Vale destacar que o projeto foi aprovado pelo Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), em reunião em maio deste ano.
CONSCIÊNCIA – O conceito de escola parque também agrega maior possibilidade de aprendizado das questões ambientais na Educação. Além das salas de atividades e multiuso, playground e solário, a unidade terá pátio externo integrado à praça, com total segurança aos seus 120 alunos, e áreas para plantio de hortas educacionais e compostagem de resíduos.
SELO VERDE AZUL – “A nova escola terá 15 medidas de sustentabilidade urbana, para atender aos requisitos do Programa Município VerdeAzul, do Governo do Estado de São Paulo”, explica a secretária de Obras e Habitação, Maria de Lourdes da Silva. A atenção ambiental estará presente na acessibilidade universal, adaptação à topografia local, orientação solar adequada, ventilação e iluminação natural, economizadores de água, plantio de espécies nativas, pavimentação permeável e espaços de uso comum para integração da comunidade, entre outras. O valor contratado mediante licitação é de R$ 5.995.409,67, e a entrega está prevista para o primeiro semestre de 2020.