MedABC é certificada em sistema internacional de acreditação médica

Instituição está entre as 32 escolas médicas do País reconhecidas pela World Federation for Medical Education (WFME)

  • Data: 29/05/2019 10:05
  • Alterado: 29/05/2019 10:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Fundação do ABC
MedABC é certificada em sistema internacional de acreditação médica

Crédito:divulgação

Você está em:

O Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André, acaba de ser certificado pela World Federation for Medical Education (WFME) em relação ao nível de excelência do ensino superior em Medicina. O título se deu a partir do reconhecimento internacional do selo de acreditação do Conselho Federal de Medicina (CFM) – o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), do qual a instituição é detentora desde 2018. Com isso, a FMABC integra a lista de 32 escolas médicas do País acreditadas pelo órgão internacional. O reconhecimento tem validade de dez anos.

A certificação reconhece a qualidade da formação oferecida aos recém-formados sob diversos aspectos, como qualidade da gestão, projeto pedagógico, programa educacional, corpo docente, discente e infraestrutura. A partir de 2023, apenas egressos de escolas acreditadas por instituições reconhecidas pelo WFME, como é o caso do Saeme, poderão pleitear exercer a Medicina nos Estados Unidos e no Canadá, ou participar de programas de pós-graduação nos dois países. A decisão destes governos, portanto, obrigará as escolas médicas brasileiras a buscarem sua qualificação, tendo o sistema criado pelo CFM como referência.

O Programa de Reconhecimento da WFME segue os mesmos princípios que a acreditação de uma escola médica: avaliação de documentação, políticas e procedimentos, visita ao local e decisão tomada por um comitê independente segundo critérios pré-definidos. A iniciativa da WFME visa elevar os padrões de educação médica em todo o mundo, por meio da garantia de que agências de credenciamento nacionais e regionais estejam agindo de forma apropriada e transparente em relação ao ensino de Medicina.

“Fica evidente que a acreditação é um dos principais instrumentos para melhorar a qualidade do ensino médico em todo o mundo. A avaliação também funciona como uma consultoria, sugerindo pontos que podem ser melhorados, além de destacar temas de referência apresentados à comunidade acadêmica, o que concede ainda mais destaque às nossas áreas de excelência”, explicou o professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Sergio Baldassin, membro do CFM e da Comissão de Acreditação do Saeme que participou do processo de certificação internacional. O docente introduziu a FMABC neste processo ainda durante a criação do instrumento que deu origem ao Saeme, à época chamado de Programa de Avaliação de Escolas Médicas Brasileiras (PAEM), em 2014. O sistema atualizado foi aplicado na FMABC sob coordenação das professoras Priscila Bogar e Simone Holzer, coordenadoras do curso em 2017.

O Saeme busca identificar os cursos de Medicina brasileiros – públicos e privados – atentos às exigências mínimas para a formação dos profissionais. A participação ainda é voluntária e a proposta é composta pelas etapas de autoavaliação on-line, visita de comitê técnico e divulgação do resultado. O processo permite a identificação de áreas de fragilidade na oferta de

ensino, que necessitam de aprimoramento, bem como das áreas de excelência. A comissão de acreditação acompanha, analisa e valida cada passo do processo de acreditação, que tem validade de três anos no País.

Além da FMABC, conquistaram o reconhecimento internacional os cursos de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), entre outras.

Compartilhar:

  • Data: 29/05/2019 10:05
  • Alterado:29/05/2019 10:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Fundação do ABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados