Estudo de Cena promove programação especial na Oswald de Andrade
Estudo de Cena tem programação especial no Dia Mundial de Luta pela Terra; Grupo convida o público para um dia de reflexão sobre arte e política
- Data: 15/04/2019 17:04
- Alterado: 15/04/2019 17:04
- Autor: Redação
- Fonte: assessoria
Crédito:Fernando Solidade
No dia 17 de abril de 2019 – Dia Mundial de Luta pela Terra, a Companhia Estudo de Cena promove um dia especial de ações na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro. Com entrada gratuita, às 14h o grupo apresenta a websérie A farsa: Ensaio sobre a verdade e às 20h realiza uma sessão da temporada de sua Experiência teatral chamada Utopia da Memória. No mesmo dia acontece a abertura de uma Oficina Teatral sobre os procedimentos de trabalho da Estudo de Cena.
O dia 17 de abril se tornou um marco na história da luta pelo direito à terra e também um dia de relembrar o Massacre de Eldorado dos Carajás, que em 2019 completa 23 anos de impunidade. No ano de 1996, em Eldorado dos Carajás, sul do Pará, 155 policiais militares abriram fogo contra 1500 pessoas, mulheres, homens e crianças acampadas na curva do S. 21 pessoas assassinadas, 69 mutilados e feridos.
Em memória dos que lutaram e dos que estão em combate contra a violação dos direitos, a Estudo de Cena realiza essa programação especial e convida o público para um dia de reflexão sobre arte e política. Um dia para celebrar o direito a terra, a cultura e a vida!
A websérie A Farsa: ensaio sobre a verdade narra a trajetória da Estudo de Cena em sua pesquisa sobre o Massacre de Eldorado dos Carajás. Com depoimentos de sobreviventes, a websérie é um convite à população para conhecer a visão de quem viveu diretamente as consequências deste massacre, lançando luz sobre este tema que entrou para a história mundial, no que diz respeito a luta pela terra.
Já a Experiência Teatral Utopia da Memória, que será apresentada no dia 17 mas fica em cartaz na Oficina Cultural Oswald de Andrade até o dia 27 de abril, é um mergulho na memória social do Brasil, transitando entre passado, presente e futuro.
Utopia da Memória é uma experiência cênica onde público e elenco ocupam o mesmo espaço. A peça narra histórias de pessoas e lugares por onde o grupo esteve durante a pesquisa que durou cinco anos, usando recursos ficcionais e documentais. Neste período, o grupo trabalhou em territórios brasileiros em parceria com pessoas organizadas pela defesa integral dos direitos humanos; como coletivos de cultura, núcleos universitários, organizações comunitárias e movimentos sociais.
Em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) o grupo atuou em Eldorado dos Carajás (sul do Pará) local que é um marco da luta mundial pela terra, em diversos assentamentos e ocupações pelo Brasil. Junto ao Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM) a atuação ocorreu em cidades mineiras e paulistas que tem sua população atingida pelo avanço da mineração. Com o apoio do Prêmio Myriam Muniz a Estudo de Cena percorreu a região de Canudos, sertão da Bahia, onde realizou intercâmbio de ações conjuntas e estudos com movimentos que reivindicam a memória popular do Arraial de Belo Monte (Canudos). Em 2018, com o apoio do Edital Proac, o grupo esteve em cidades do Estado de São Paulo em parceria com organizações de luta pelos direitos humanos e contra a violência de estado.
Neste percurso de pesquisa foram realizadas peças de teatro, intervenções de rua, experimentos cênicos e seguidas atividades artístico-pedagógicas. Utopia da Memória é fruto do acúmulo desta caminhada de muitos encontros, trocas e reflexões críticas sobre a história do Brasil.
A programação tem apoio do 32º Edital de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo.
Para mais informações, acesse: www.facebook.com/CompanhiaEstudodeCena
SERVIÇO:
Programação Especial Estudo de Cena – Dia Mundial de Luta pela Terra
A farsa: ensaio sobre a verdade (165 minutos) – Experimento audiovisual sobre a memória do Massacre de Eldorado dos Carajás
Quando: Dia 17 de abril de 2019 – quarta-feira – Horário: 14h
Local: Cineclube da Oficina Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro)
Utopia da Memória – Experiência Teatral
Utopia da Memória poderia ser um caderno de anotações, fragmentos de memória de quem pisa a terra e não representa apenas uma pessoa. Em nossa caminhada encontramos muita gente! Muitos ocupam terra, outras disputam ideias e imaginários….tem gente que constrói a soberania popular na mineração…tem gente, muita gente em becos e vielas, em beiras de estrada, muita gente que luta contra a invasão de nossos direitos. Em comunhão preparamos o terreno, acendemos fogueiras e refletores para celebrar a vida e morte da memória de luta do passado que virá.
Temporada: 17, 18, 19*, 20, 25, 26 e 27 de abril de 2019
Horários: Quartas, Quintas e Sextas-feiras às 20h00 / Sábados às 18h00.
*Dia 19 de abril (feriado), a apresentação acontece às 18hs
Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Sala 03 – Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro (próximo ao metrô Tiradentes) – Telefone (11) 3222-2662
Abertura da Oficina de Teatro – Procedimentos de trabalho da Estudo de Cena
Dia 17 de abril na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Os outros dias de oficina serão no Engenho Teatral (Rua Monte Serrat, 120 – ao lado do metrô Carrão)
Quando: 17 de abril a 05 de Junho de 2019 – quartas-feiras – Horário: das 14hs às 17hs
Inscrições através do formulário NESSE LINK
Gratuito – *os custos de transporte serão reembolsados