26ª Festa Italiana de São Caetano terá Zizi Possi e Agnaldo Rayol
Dentro das comemorações dos 141 anos da fundação de São Caetano do Sul, começa no próximo sábado (04/08) a 26ª Festa Italiana.
- Data: 01/08/2018 11:08
- Alterado: 01/08/2018 11:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Caetano do Sul
Crédito:Divulgação/PMSCS
O evento ocorre nos quatro finais de semana de agosto (dias 4, 5, 11, 12, 18, 19, 25, e 26), sempre a partir das 18h, na Praça Comendador Ermelino Matarazzo, no Bairro Fundação. Entre as atrações musicais, estão Zizi Possi, que se apresenta no dia 18, e Agnaldo Rayol encerrando o evento, no dia 26.
Frequentada por milhares de pessoas desde sua criação, em 1993, a atividade reúne o melhor da música e da gastronomia italiana. Este ano, a Festa Italiana terá 27 barracas com pratos típicos, todas elas de entidades assistenciais credenciadas e aprovadas em chamamento público.
“Essa festa é uma ocasião especial para o são-caetanense, por sua tradição, memória e pelo momento de encontro e convivência”, afirma o prefeito José Auricchio Júnior.
O número é superior à edição de 2017, que reuniu 24 entidades. A renda obtida com a venda das iguarias será totalmente revertida para as instituições de cunho social, incluindo o Fundo Social de Solidariedade. As barracas serão organizadas por regiões da Itália.
Para garantir a tranquilidade do público, durante os dias de evento haverá monitoramento por câmeras de segurança em toda a extensão da festa. A Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e o Conselho Tutelar trabalharão em parceria para garantir a segurança da população e a proteção dos jovens.
ATRAÇÕES
Ivan Luigi & Banda Show abrirão a festividade neste sábado (04/08), às 18h. A noite ainda terá Banda Bella Itália, Flávia Di Fiori e o soprano Andrea Bien. No domingo (05/08), sobem ao palco a Banda E Ce Som e a Banda Bella Itália, com com Ballet Folclórico, Ballet Tarantella & Tenores do Brasil.
Zizi Possi é a convidada de honra da Orquestra Sinfônica Jovem e Big Band da Fundação das Artes, no dia 18, às 21h. O cantor e ator Agnaldo Rayol, no auge de seus mais de 60 anos de carreira, encerra as atividades no dia 26, às 20h30. A tradicional apresentação de Fred Rovella será também no dia 18.
TERCEIRA MAIOR DO ESTADO
Criada no primeiro ano de governo do prefeito Antônio José Dall’Anese (1993-1996), a 1ª Festa Italiana de Rua de San Gaetano, como era chamada, foi uma forma de resgatar a antiga tradição, datada do século 19, da realização de festas em homenagem ao santo padroeiro da cidade.
Naquela época, o dia de São Caetano Di Thiene (7 de agosto) era celebrado no bairro de fundação da cidade, ao redor da antiga capela, onde se encontra atualmente a Paróquia São Caetano.
Sempre sucesso de público, o evento se consolidou na agenda municipal e tem sido realizado todos os anos, ininterruptamente. Hoje, a Festa Italiana de São Caetano está entre as três maiores de seu estilo no Estado de São Paulo, ao lado da Festa de São Vito, no Brás, e da Festa de Nossa Senhora Achiropita, na Bela Vista, ambas na capital.