Ribeirão Pires estabelece ações no Plano de Remoções de Áreas de Risco
Prefeitura e Defesa Civil definem atuação preventiva e de gerenciamento de riscos em situações emergenciais relacionadas às fortes chuvas de verão
- Data: 21/12/2019 11:12
- Alterado: 21/12/2019 11:12
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Crédito:Divulgação
O prefeito da Estância Turística de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko, se reuniu com secretariado e profissionais da Defesa Civil Municipal nessa quinta-feira, dia 19 de dezembro, para apresentar medidas do Plano de Remoções de Áreas de Risco – PRAR, instituído pelo Decreto nº 6.956/19.
Com objetivo de preservar vidas, o Plano estabelece procedimentos a serem adotados por órgão públicos municipais em áreas de risco. É composto por medidas preventivas e emergenciais em situações de desastres naturais referentes ao período de fortes chuvas.
O PRAR foi desenvolvido com base na análise de mapeamentos de áreas risco e do estudo elaborado pelo Laboratório de Gestão de Riscos da Universidade Federal do ABC no primeiro semestre desse ano.
A execução do Plano, que envolve monitoramento; alerta; socorro; assistência às vítimas e reabilitação dos cenários atingidos, é centralizada na Defesa Civil Municipal – órgão responsável pelo monitoramento pluviométrico e por acionar equipes do poder público.
“Esse trabalho será feito de forma integrada. Cada setor da Prefeitura tem atribuições específicas e metas a cumprir. O objetivo maior é a preservação de vidas, com a redução dos impactos causados por ocorrências adversas no período de fortes chuvas de verão. Todos estão empenhados para orientar e atender os moradores”, disse o prefeito Kiko.
O PRAR faz parte das ações preventivas da Operação Verão Seguro 19/20, que segue até 15 de abril de 2020, podendo ser estendida conforme previsões climáticas.