Câmara aprova requerimento de Ubiratan Figueiredo sobre atendimentos aos moradores de rua
Uma das questões sociais mais notórias que há em São Caetano do Sul é a situação dos moradores de rua
- Data: 12/10/2019 10:10
- Alterado: 12/10/2019 10:10
- Autor: Redação
- Fonte: PMSCS
Crédito:Divulgação
Não é preciso uma pesquisa para comprovar que o número de pessoas que vivem nesse contexto vem aumentando a cada dia, afinal, basta apenas uma volta rápida pelo Centro do município para constatar o fato.
Diante deste problema, a Câmara Municipal aprovou, na última terça-feira (8/10), um requerimento de informação protocolado pelo vereador Ubiratan Figueiredo da ONG acerca de questões visando o levantamento de informações e esclarecimentos sobre as reais condições e o amparo prestado, por parte da Prefeitura, à essa parcela da população.
“Os moradores de rua são tratados ora com compaixão, ora com repressão, preconceito, indiferença e violência. É necessária uma contabilização desses indivíduos, com cadastro contendo informações sociais e qual o tipo de abordagem e auxílio prestado pela Secretaria de Assistência e Inclusão Social”, explicou o parlamentar.
Na visão de muitos cidadãos confortavelmente instalados em suas residências, a pessoa em situação de rua é um indivíduo problema, avesso ao contato social. A própria imagem de alguém maltrapilho é suficiente para acionar alarmes em redes sociais e pedidos de remoção à prefeitura.
“É importante políticas públicas de atendimento a esse grupo que levem em consideração não apenas potenciais em risco, mas as motivações e características de cada indivíduo, a fim de que as medidas resultem em benefícios”, completou Figueiredo.