Media training prepara prefeito e secretários para o atendimento à imprensa
O treinamento aconteceu no dia 15 de junho, no Hotel Mercure em São Caetano. O evento foi promovido pela prefeitura da cidade
- Data: 17/06/2019 14:06
- Alterado: 17/06/2019 14:06
- Autor: Mark Ribeiro
- Fonte: PMSCS
Crédito:Leticia Teixeira / PMSCS
O relacionamento com a imprensa faz parte da rotina do poder público. Para tanto, é preciso que seus representantes estejam preparados para transmitir as informações de forma correta e objetiva, reforçando a transparência das decisões governamentais. Este foi o mote do media training organizado pela Subsecretaria de Comunicação Social de São Caetano do Sul, que reuniu o prefeito José Auricchio Júnior, secretários e jornalistas da municipalidade, no sábado (15/6), no Hotel Mercure.
“Foi um dia muito produtivo. Tenho a certeza de que nossa equipe sai deste treinamento, altamente qualificado, entendendo um pouco mais sobre como funciona o mundo da comunicação”, ressaltou o chefe do Executivo. “Informar, prestar contas do trabalho, é nosso dever constitucional. Seguiremos nesta linha, levando a verdade à imprensa e à população, sempre com ética e transparência”, concluiu.
A explanação inicial ficou por conta de Marco Antônio Sabino, ex-repórter da TV Globo e atual secretário de Comunicação da Prefeitura de São Paulo. O jornalista falou sobre relacionamentos e experiências do poder público com a imprensa, detalhando todo o processo da entrevista, passando por dicas de comportamento para os entrevistados.
O jornalista Jayme Brener, diretor da Ex-Libris Comunicação Integrada, ex-editor da Revista IstoÉ e correspondente de imprensa na América Central e Europa, discorreu sobre gestão de crise, relembrando alguns casos de grande repercussão no País e orientando sobre como proceder em situações semelhantes.
Na sequência, o subsecretário municipal de Comunicação Social, Fernando Scarmelloti, destacou o papel da assessoria de imprensa governamental e o relacionamento com a mídia do Grande ABC. Já o diretor de Marketing da Prefeitura, Gustavo Tikao, apresentou o papel e a linguagem das redes sociais na comunicação de governo, com dicas de uso destes canais.
Após as palestras, os secretários foram submetidos a uma rodada de simulação de entrevistas, com a posterior devolutiva sobre o desempenho de cada um e orientações sobre os pontos a serem aperfeiçoados.
“Pela primeira vez a equipe de governo recebe este tipo de treinamento, fundamental para nos comunicarmos de forma correta com a imprensa e, consequentemente, com os moradores. Com cada secretário entendendo melhor o funcionamento deste processo, enxergando a imprensa como aliada na propagação das informações da Prefeitura, ficamos mais próximos deste objetivo”, finalizou Scarmelloti.