Fábula moderna ensina o valor da tradição e da responsabilidade
O Código das Águias, de Paola Giometti, mistura aventuras do mundo selvagem com conteúdo histórico
- Data: 04/12/2018 16:12
- Alterado: 04/12/2018 16:12
- Autor: Redação
- Fonte: Paola Giometti
Crédito:
O Código das Águias (Engrenagem, 144 páginas, R$ 25,00) é a segunda aventura da série Fábulas da Terra, iniciada em 2014 pela escritora Paola Giometti, com o livro O Destino do Lobo (já em segunda edição).
A obra conta a história de uma águia capturada ainda jovem e que descobre um poderoso código responsável por mover a vida das aves de rapina, comprometendo a sua liberdade em prol de algo maior. O livro toma emprestados elementos da história da falcoaria para contar uma parábola sobre liberdade, tradição e responsabilidade. A história faz um paralelo com a vida de um menino que tem medo de abandonar o seu ninho.
A trama de O Código das Águias se entrelaça com a do volume anterior, O Destino do Lobo, uma fábula que conta a emocionante e milenar história da domesticação no ponto de vista de um lobo. O terceiro livro O Chamado dos Bisões, uma história que trata da importância das migrações quando o solo se torna estéril no ponto de vista de um bisão, também faz crossovers com O Código das Águias e O Destino do Lobo. Segundo a autora, a ordem dos livros não interfere na experiência da leitura. “Você pode começar pelo terceiro livro e as histórias continuarão fazendo sentido”, garante.
Os livros são voltados para o público juvenil e traz conceitos de ecologia das espécies, cadeia alimentar, biomas, relações ecológicas, equilíbrio natural e inúmeras curiosidades sobre o comportamento animal. Além desses temas, o livro eleva a importância da família e das amizades que permanecem ao nosso lado nos momentos mais difíceis.
Para Paola, o diferencial de seu trabalho está na mistura das três fontes de inspiração: as fábulas, pesquisa histórica e análise de comportamento. A autora considera que há carência desse gênero no mercado literário fora do nicho infantil: “Crianças que gostam de animais crescem e continuam gostando. Não há por que as fábulas não serem produzidas também para os jovens e adultos”.
TRECHOS:
Não é fácil para nenhuma águia aceitar o código. Principalmente para aquela que já provou o sabor da liberdade.
— Nunca uma águia volta para o ninho — retrucou Miwok com uma voz gutural. — Uma vez fora do ninho, nunca mais somos as mesmas.
SOBRE A AUTORA
Paola Giometti (7 de dezembro de 1983) é bióloga, PhD em Ciências e escritora brasileira, com obras publicadas voltadas ao público Infanto-juvenil. Aos 11 anos foi considerada a escritora mais jovem do Brasil com a publicação do livro Noite ao Amanhecer. Escreveu a série Fábulas da Terra composta pelos livros O Destino do Lobo, O Código das Águias e O Chamado dos Bisões, onde histórias de vida selvagem são narradas num contexto por volta de 16 mil anos, quando a domesticação começou a acontecer. Foi convidada pela Livro Falante a gravar os audiolivros de O Destino do Lobo e O Código das Águias, sendo O Destino do Lobo um dos mais acessados na Ubook em 2016, e nesse mesmo ano distribuiu a fanzine Wakan Kola, onde a autora faz um crossover com o livro O Código das Águias, contando o encontro de um boi-almiscarado com um velho índio. Narrou também o audiolivro Agilidade Emocional da psicóloga e professora da Universidade de Harvard, Susan David, lançado pela Editora Cultrix em 2018. Nesse ano lançou o livro Drako e a Elite dos Dragões Dourados pela Lendari, sendo seu livro citado pela mídia como ”fantasia que reflete sobre as diferenças, ajudando jovens a superar pessimismo e problemas com auto-estima”. Atualmente vive em Tromsø, onde dá continuidade a sua carreira literária.