Expandir para crescer – Caminhões e ônibus Volkswagen terá produção na Argentina

Dentro da estratégia de ampliação da presença internacional, caminhões e ônibus da Volkswagen serão produzidos na Argentina

  • Data: 20/12/2022 12:12
  • Alterado: 15/08/2023 13:08
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: AutoMotrix
Expandir para crescer – Caminhões e ônibus Volkswagen terá produção na Argentina

fábrica da Volkswagen em Córdoba

Crédito:Divulgação

Você está em:

Com mais de 1,1 milhão de veículos produzidos em 42 anos de história, a Volkswagen Caminhões e Ônibus está presente em mais de 30 países da América Latina, África, do Oriente Médio e da Ásia. A empresa tem fábricas na cidade fluminense de Resende e em Querétaro, no México, além de parcerias para produção de veículos em Pinetown, na África do Sul, e Manila, nas Filipinas. A partir de 2023, a Volkswagen Caminhões e Ônibus pretende ampliar sua participação em quatro continentes, abrindo novos escritórios regionais e buscando mais oportunidades de negócios. Dentro da proposta, a empresa acaba de fechar parceria com a Volkswagen Argentina para a produção de caminhões e chassis de ônibus no país vizinho. “No próximo ano, nossa marca completará 25 anos na Argentina, que é historicamente nosso destino de exportação mais importante na América do Sul. Atualmente, temos uma operação comercial bem-sucedida entre nossas empresas, com gestão compartilhada e uma rede de concessionárias locais. Nada melhor do que comemorar este aniversário antecipadamente com um anúncio tão especial, que também reforçará nossa estratégia de internacionalização”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A produção de caminhões e chassis de ônibus da Volkswagen na Argentina será inaugurada no início de 2024 na cidade de Córdoba, que fica a 710 quilômetros da capital Buenos Aires, e terá como principal objetivo abastecer o mercado local. Inaugurada em 1996, a unidade industrial produz atualmente transmissões para automóveis e, a partir deste mês, está começando a montar a motocicleta Scrambler 803cc, da Ducati – há dez anos, a marca italiana é controlada pelo Grupo Volkswagen. A fábrica ocupa um terreno de 224 mil metros quadrados com 111 mil metros quadrados de área construída. Córdoba é uma das oito unidades de produção de transmissões do Grupo Volkswagen no mundo. As caixas manuais são exportadas de lá principalmente para o Brasil, Alemanha, Espanha, República Tcheca, Eslováquia, China, Índia, África do Sul, os Estados Unidos e o México.

          Com um investimento inicial de US$ 50 milhões, cinco modelos atualmente importados do Brasil para o mercado argentino passarão a ser fabricados em Córdoba. A linha de montagem da Volkswagen Caminhões e Ônibus será instalada em uma área exclusiva de 15 mil metros quadrados, na qual serão produzidos os caminhões leves Delivery 9.170 e 11.180 e o pesado Constellation 17.280 nas versões chassis-cabine e cavalo-mecânico, além dos chassis de ônibus Volksbus 15.190 OD. Outros modelos, como o caminhão extrapesado Meteor, recentemente lançado na Argentina, e o leve elétrico eDelivery, continuarão a ser importados da fábrica de Resende, no Estado do Rio de Janeiro.  “O Centro Industrial de Córdoba é reconhecido entre as fábricas de componentes do grupo no mundo por seu grande profissionalismo e excelente equipe. Por isso, é um grande orgulho que continue sendo selecionado para fazer novos projetos inovadores do Grupo Volkswagen na Argentina, como é o caso deste ambicioso projeto de caminhões e ônibus”, comemora Marcellus Puig, presidente e CEO do Grupo Volkswagen Argentina.

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação fábrica da Volkswagen em Córdoba

  • Data: 20/12/2022 12:12
  • Alterado:15/08/2023 13:08
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: AutoMotrix









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados