Putin visita Belarus em meio a crescente pressão por apoio militar
Líder russo disse apenas que países têm feito novos planos militares conjuntos
- Data: 20/12/2022 11:12
- Alterado: 20/12/2022 11:12
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Reprodução
Sob crescente pressão de Moscou para fornecer mais apoio à guerra da Rússia na Ucrânia, o presidente Alexander Lukashenko, de Belarus, recebeu nesta segunda, 19, a rara visita de seu colega russo, Vladimir Putin, a Minsk. Os dois líderes conversaram sobre as relações entre os dois países e questões econômicas, mas mantiveram silêncio sobre a guerra na vizinha Ucrânia, na qual Belarus poderia acabar sendo envolvida. Putin disse apenas que, em meio à doutrina dos dois países, Rússia e Belarus têm feito novos planos militares conjuntos.
Lukashenko agradeceu a visita de Putin a Belarus, a primeira do presidente russo desde 2019. Putin, por sua vez, destacou que os dois países têm conseguido reduzir de um modo seguro e efetivo a influências das sanções internacionais sobre suas economias.
Os dois homens se encontraram pelo menos seis vezes em Moscou desde 24 de fevereiro, quando a Rússia invadiu a Ucrânia, usando o território belarusso como base para seu ataque a Kiev, a capital ucraniana, a apenas cerca de 80 quilômetros da fronteira com Belarus.