Arte Contemporânea é a atração no Salão de Exposições
O 45º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto segue em cartaz no Salão de Exposições do Paço Municipal. Para esta edição, foram selecionados 72 trabalhos de 36 artistas
- Data: 15/05/2017 14:05
- Alterado: 16/08/2023 03:08
- Autor: Marcos Imbrizi
- Fonte: Secom PSA
O 45º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto segue em cartaz no Salão de Exposições do Paço Municipal. Para esta edição
Crédito:Julio Bastos-PMSA
O 45º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto segue em cartaz no Salão de Exposições do Paço Municipal. Para esta edição, foram selecionados 72 trabalhos de 36 artistas e um coletivo de arte. E o público pode conferir ainda a Sala Especial na Casa do Olhar, que abriga a exposição ‘Sacilotto – Formas em Movimento’. Trata-se de uma parceria entre o espaço andreense dedicado às artes visuais e o Instituto de Arte Contemporânea (IAC), que desde 2016 abriga o arquivo pessoal do artista andreense (1920-2003).
Neste ano o salão, um dos mais tradicionais do Brasil, que reúne trabalhos das artes plásticas contemporâneas, recebeu 344 inscrições de artistas de todo o País. A Comissão de Seleção e Premiação foi formada por Cristina Freire, professora titular e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Eder Chiodetto, curador especializado em fotografia com mais de 70 exposições realizadas no Brasil e no exterior nos últimos 10 anos, e Elias Muradi, artista plástico e professor.
Para o representante da Comissão Organizadora do 45º Salão, Nilo de Almeida, a presença de artistas de todo o Brasil, e em especial do ABC, destaca a importância como registro da arte contemporânea brasileira. “Muito além de um evento no calendário, seja da cidade, seja do meio artístico, o Salão de Arte Contemporânea é uma manifestação plena e integrada de pesquisadores, críticos de arte, produtores culturais e artistas que através do poder público se encontram com o público em geral, num processo de troca e construção de conhecimentos”, afirmou.
Sala Especial – Já a Sala Especial, na Casa do Olhar, reúne obras e documentos de Luiz Sacilotto realizados em um período que vai desde o final dos anos 1940, quando o artista começa a trabalhar utilizando linguagens abstratas, influenciados por artistas como Piet Mondrian, até a década de 2000, mostrando parte de um rico percurso que o torna um artista que trabalha a estrutura da tela e das esculturas calcado em princípios rígidos de geometria, de cálculo, de comportamento de materiais e dos efeitos do movimento e das cores sobre a superfície do suporte com o qual opera. Segundo os organizadores, as obras presentes na mostra demonstram, visualmente, porque Sacilotto foi considerado por Waldemar Cordeiro, como o verdadeiro pilar da arte concretista no Brasil.
O 45º Salão segue em cartaz no Salão de Exposições do Paço Municipal até 23 de junho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Já a exposição na Casa do Olhar pode ser visitada até 24 de junho, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 15h. Atividades gratuitas.
O 45º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto é uma iniciativa da Prefeitura de Santo André, através da Secretaria de Cultura da cidade. E a exposição ‘Sacilotto – Formas em movimento’ faz parte como Sala Especial do 45º Salão e comemora ainda os 20 anos do IAC.
Serviço:
45º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto
Salão de Exposições do Paço Municipal: Praça IV Centenário, s/n, Centro
Até 23 de junho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
Exposição ‘Sacilotto – Formas em Movimento’
Sala Especial – na Casa do Olhar: R. Campos Sales, 414 – Centro
Até 24 de junho, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 15h.
Entrada franca