Em Diadema, programa Adolescente Aprendiz é celebrado com grande formatura

Cerca de 700 jovens vão comemorar nesta quinta (15) a conclusão do curso, que voltou a ser oferecido neste ano na cidade

  • Data: 14/12/2022 19:12
  • Alterado: 14/12/2022 19:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Diadema
Em Diadema, programa Adolescente Aprendiz é celebrado com grande formatura

Crédito:Igor Andrade / PMD

Você está em:

Em um ano em que atendeu cerca de 700 jovens de Diadema, o programa Adolescente Aprendiz terá a sua primeira formatura após cerca de oito anos paralisado.  A expectativa é de um grande evento, com a presença emocionada dos formandos e seus familiares, a se realizar nesta quinta-feira (15) no clube Mané Garrinha a partir das 18h.

Oferecido para adolescentes entre 14 e 17 anos, o programa retomou as atividades em março deste ano e aborda temáticas como orientação vocacional, cidadania, cultura e lazer, entre outras. Para a cerimônia, está prevista a presença do prefeito José de Filippi Jr., de diversos secretários municipais e também de representantes do Poder Legislativo, entre outras autoridades.

Neste primeiro ano após o retorno do programa, algumas inovações foram trazidas, como a criação de novos eixos – como mundo do trabalho, mentorias, educação para relações étnico-raciais, trânsito e mobilidade urbana – e a ampliação da faixa etária do programa, que hoje atende a jovens entre 14 e 17 anos (antes, de 14 e 15) em dois módulos – o Primeiro Passos (para os mais novos) e o Travessia (para alunos de 16 e 17 anos).

Uma das formandas que pôde fazer parte do programa em razão da ampliação da faixa etária é Nayara Cristina Rousseti, 17, que aproveitou o curso para obter aprendizado técnico – descobrindo como preparar um currículo, por exemplo –, mas para incorporar ganhos também nas relações pessoais.

Nayara destaca que as aulas permitiram que ela conhecesse mais a si mesma e também que se relacionasse melhor com os colegas, deixando a timidez pouco a pouco de lado. Também diz que aprendeu muito em seu primeiro emprego, como operadora de telemarketing, função que exerceu durante cinco meses. 

Após concluir essa experiência profissional, voltou ao curso e agora, orgulhosa para a formatura desta quinta, já tem planos em mente: enviar currículos e fazer também um curso de manicure, já almejando o dia em que poderá entrar em uma faculdade de veterinária para exercer a profissão com que sonha. “Aprendi muita coisa, consegui uma vaga de emprego. Foi muito aprendizado. Pra mim que vim de um lugar muito difícil, sinto que estou evoluindo”, conta ela. 

Para Guilherme Cristian, 17, o curso representou uma nova perspectiva. Após entrar no curso, arrumou um emprego, tornando-se gerente em um lava-rápido. Seu objetivo, diz, é continuar em busca de um futuro cada vez melhor.

Compartilhar:

  • Data: 14/12/2022 07:12
  • Alterado:14/12/2022 19:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Diadema









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados