Mercado de Santo Amaro reabre após cinco anos
Concessão pública é de 25 anos
- Data: 12/12/2022 10:12
- Alterado: 12/12/2022 10:12
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Reprodução
Aos 125 anos, o Mercado Municipal de Santo Amaro, na zona sul da cidade de São Paulo, reabre às 9 horas de hoje com um novo perfil, ares de shopping, cinco pavimentos, decoração “instagramável” e mais que o triplo da área construída anterior. A reinauguração ocorre mais de cinco anos após ser consumido por um incêndio. As mudanças incluem um novo nome, adotado pelo consórcio responsável pela obra e gestão: Santo Mercado.
Com o contrato assinado em 2019, a concessão pública é de 25 anos. O objetivo do consórcio é transformar o espaço em um polo gastronômico e de lazer.
“A gente queria mudar a concepção de mercado, trazer uma experiência”, descreve Sonia Keiko Tanaka, vice-presidente de Novos Negócios e Inovação da Engemon, empresa que integra o consórcio que detém a concessão e responsável pela implantação. A expectativa é receber 120 mil pessoas por mês.
O mercadão é inteiramente novo e não mantém remanescentes do anterior, atingido por incêndio em setembro de 2017. “Foi pensado para acolher São Paulo, um ponto turístico gastronômico e cultural, de encontro de amigos”, diz Sonia.
A área construída aumentou de cerca de 3,6 mil para 11,5 mil metros quadrados, enquanto o número de espaços comerciais saltou de 25 para 120, além de 37 quiosques, segundo o consórcio. A abertura ainda não inclui todos os espaços.
Na primeira fase, 50 estarão em operação, com a abertura paulatina dos demais no começo de 2023. Segundo informações da Prefeitura, à época do incêndio, 27 permissionários atuavam no mercado. A concessionária diz que 19 seguem nas novas instalações.