Programação de dezembro da Fundação de Energia e Saneamento
Atividades acontecem nos museus de São Paulo, Salesópolis e Itu até o próximo dia 21
- Data: 08/12/2022 10:12
- Alterado: 08/12/2022 10:12
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação de Energia e Saneamento
Crédito:Divulgação
A Fundação de Energia e Saneamento oferece uma série de atividades no mês de dezembro nos museus de São Paulo, Salesópolis e Itu. As atrações, voltadas para públicos de todas as idades, são boas alternativas para as férias das crianças e diversão dos adultos.
O Museu da Energia de São Paulo terá a Oficina de Papel Reciclado, no dia 17.
O Museu da Energia de Salesópolis promove o evento Piquenique no Museu também em 17 de dezembro. Também em Salesópolis acontece o Natal Solidário “Mais Amor, Por Favor”, até o próximo dia 21.
O Museu da Energia de Itu apresenta a exposição “Fragmentos do Cotidiano”, que pode ser conferida até o dia 31 de dezembro. A mostra, no térreo, exibe acervo arqueológico encontrado em prospecções no jardim do Museu e mostra ao público o dia a dia de uma casa nos séculos 18 e 19.
Confira o cronograma de atividades em cada unidade
Museu da Energia de São Paulo
O Museu da Energia de São Paulo promove, dia 17, das 10h30 às 16h, a Oficina de Papel Reciclado, para mostrar a importância e as possibilidades que existem no ato de reciclar e reutilizar materiais tornando os mesmos, objetos com valor artesanal e de venda. A ação é gratuita e voltada para todos os públicos. É preciso inscrever-se previamente pelo WhatsApp da unidade: (11) 99169-8531. As vagas são limitadas.
Serviço
Oficina de Papel Reciclado
Local: Museu da Energia de São Paulo
Endereço: Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos, São Paulo
Data: 17 de dezembro
Horários: Das 10h30 às 16h
Mais Informações: (11) 3224-1489, (11) 99169-8531 – WhatsApp – e-mail: [email protected]
Museu da Energia de Salesópolis
Em comemoração ao Dia Nacional da Família, em 8 de dezembro, o Museu da Energia de Salesópolis oferece a atividade especial Piquenique no Museu no dia 17, das 10h às 17h. Os visitantes poderão levar alimentos para as áreas verdes da unidade, que fornecerá toalhas de piquenique. A atividade incentiva momentos de conexão entre as famílias e contemplação da natureza.
O piquenique acontece em uma área de Mata Atlântica nativa, em meio ao canto de pássaros, som da cachoeira e um cenário que convida ao relaxamento. O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia. Basta levar seus comes e bebes e aproveitar.
Outra atividade do Museu da Energia de Salesópolis é o Natal Solidário “Mais Amor, Por Favor”, em parceria com a ONG Contagie Kairós – Transformando Vidas. A instituição vai realizar, até o dia 21 de dezembro, a arrecadação de alimentos e brinquedos, que serão doados às famílias em situação de vulnerabilidade do município de Salesópolis.
Nas quartas-feiras e sábados do mês de dezembro, ainda nos dias 14, 17 e 2/1, a entrada no Museu da Energia de Salesópolis será um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo novo ou usado, em bom estado, por pessoa. A atividade envolve a comunidade em uma ação solidária ao mesmo tempo em que estimula o interesse pelo acervo histórico da unidade.
Serviço
Piquenique no Museu
Local: Museu da Energia de Salesópolis
Endereço: Estrada dos Freires, km 06 – Freires, Salesópolis, São Paulo
Datas: 17 de dezembro
Horários: 10h às 17h
Mais Informações: (11) 4696-1332 ou (11) 99115-0020 – WhatsApp – e-mail: [email protected]
Natal Solidário “Mais Amor, Por Favor”
Local: Museu da Energia de Salesópolis
Endereço: Estrada dos Freires, km 06 – Freires, Salesópolis, São Paulo
Data: Sábado, 17 de dezembro, e quartas, dias 14 e 21 de dezembro, doação de alimentos não perecíveis ou brinquedos, que serão entregues a moradores de Salesópolis
Horários: Das 10h às 17h
Mais Informações: (11) 4696-1332 ou (11) 99115-0020 – WhatsApp – e-mail: [email protected]
Museu da Energia de Itu
O Museu da Energia de Itu apresenta a exposição “Fragmentos do Cotidiano”, que pode ser conferida até o dia 31 de dezembro. A mostra, no térreo, exibe acervo arqueológico encontrado em prospecções no jardim do Museu e mostra ao público o dia a dia de uma casa nos séculos 18 e 19. O edifício onde o Museu era uma casa térrea de taipa de pilão que foi transformada em sobrado. Nas prospecções arqueológicas realizadas em 1999, foram coletados 3,8 mil fragmentos de artefatos que revelam os hábitos dos antigos moradores do prédio. A exposição foi aberta em agosto.
Entre os objetos apresentados em “Fragmentos do Cotidiano”, destacam-se utensílios domésticos, cerâmicas, faianças, fósseis de animais e objetos de uso pessoal. Há embalagens de vidro fabricadas por vidreiros portugueses e artesãos italianos. Uma das vedetes da mostra é uma moeda de 100 réis, plural de real à época, moeda vigente no Brasil na colonização, utilizada até depois da República, substituída pelo Cruzeiro no ano de 1942. A moeda de maior valor na época representava a quantia de 2.000 réis.
Itens do acervo revelam como eram a alimentação, o descarte de resíduos e lixo. A partir dessa reflexão do passado, a mostra apresenta conceitos sobre a arqueologia doméstica e levanta questões sobre o consumo da sociedade atual e a reciclagem.
Desenvolvida a partir da pesquisa do professor Paulo Zanettini, a exposição é composta por onze painéis adesivados, vitrines e uma maquete. Textos e imagens apresentam detalhes sobre as prospecções arqueológicas, fatos históricos da cidade de Itu do século 17 ao 19, origens indígenas da região e técnicas construtivas das habitações coloniais paulistas da época.
Serviço
Exposição “Fragmentos do Cotidiano”
Local: Museu da Energia de Itu
Endereço: Rua Paula Souza, 669, Centro
Até 31 de dezembro
Horários: Das 10h às 17h
Informações: (11) 4022-6832 ou (11) 94805-4429 – WhatsApp – e-mail: [email protected]