Brasileira representa o país em competição global de danças urbanas
Campeã nacional do Red Bull Dance Your Style, Darlita Albino embarca à África do Sul em busca do título mundial neste sábado (10)
- Data: 07/12/2022 17:12
- Alterado: 15/08/2023 14:08
- Autor: Redação
- Fonte: Red Bull Dance Your Style
Darlita Albino durante performance vitoriosa na etapa brasileira da competição
Crédito:Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool
Sucessos musicais imprevisíveis, mais de trinta nações reunidas e uma celebração especial das danças urbanas: esse é o Red Bull Dance Your Style, que chega à fase mundial neste sábado (10), na África do Sul, e o Brasil está muito bem representado por Darlita Albino. Coreógrafa de Gaby Amarantos e dançarina dos rappers Djonga e Drik Barbosa, a paulista, que consagrou-se campeã da fase nacional do evento em outubro, agora tem a missão de mostrar todo o seu talento diante de mais de 30 países que disputam o título mundial.
Co-diretora do projeto Turmalinas Negras, dedicado à participação de mulheres negras na dança, Darlita busca ser inspiração para a nova geração. Especialista nas vertentes locking e waacking, a dançarina carrega grandes expectativas para representar o Brasil na competição. “Sei da grande responsabilidade que tenho, estou representando o locking, as mulheres negras, a minha família, todas as pessoas que me ajudaram, meus professores e professoras. Ao mesmo tempo que é uma responsabilidade enorme, estou muito feliz de poder mostrar um pouco de mim e do Brasil ao mundo”, avalia.
Mesmo já tendo competido internacionalmente em outras ocasiões, essa é a sua primeira competição solo representando seu país em terras estrangeiras. “Além de alimentação e de treino físico, tenho cuidado bastante do emocional, para ficar o mais tranquila possível, mesmo sabendo da grande responsabilidade. Controlar a ansiedade tem sido o mais desafiador, porque aqui no Brasil eu não tenho tantas oportunidades como essa, então estou com uma mistura de sensações: de sonho, de felicidade, de responsabilidade”, finaliza.
Formato do evento
A competição conta com uma última etapa qualificatória antes da Final, que reúne os campeões nacionais de mais de 30 países que receberam o evento ao longo do ano. Os oito classificados desta etapa se juntarão a outros oito convidados na grande decisão. O grupo final de 16 artistas irá batalhar entre si em busca do título final.
Com um conceito único, em que o público é o jurado e escolhe o grande vencedor, o torneio conta com dançarinos de diferentes estilos, do hip hop ao house, do locking ao popping, do passinho ao dance hall. Em formato 1×1, os dançarinos precisam usar toda a sua capacidade de improviso, já que não sabem qual música irá tocar no momento de sua apresentação, para encantar o público.