Campanha de sensibilização sobre descarte correto e vandalismo ganha Santo André
Ação do Semasa também tem abordagem educativa nas redes sociais
- Data: 01/12/2022 19:12
- Alterado: 01/12/2022 19:12
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Santo André
Crédito:Divulgação
Quem anda pelas ruas de Santo André e precisa descartar algum resíduo tem a certeza de que em seu caminho encontrará uma ‘amarelinha’ para jogar o lixo. As lixeiras públicas, também conhecidas como papeleiras, são equipamentos fundamentais que garantem uma cidade mais limpa. O problema é que estes dispositivos são constantemente alvos de vandalismo e depredação, especialmente no fim do ano e em épocas festivas, como carnaval ou no próprio período de Copa do Mundo.
Para sensibilizar os munícipes para a importância de cuidar deste bem público e de descartar corretamente os resíduos, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) lançou a campanha “Santo André Joga Limpo”.
Um esquete teatral percorreu nesta quarta-feira (30) os semáforos da região do entorno do Paço Municipal e também o calçadão da Oliveira Lima, abordando pedestres e motoristas e interagindo por meio do personagem Papelito, a lixeirinha amarela. Os atores usaram de elementos do futebol, em alta por causa dos jogos, para falar, por meio de uma marcha divertida, que usar corretamente as lixeiras e preservá-las é fazer um gol de placa.
“Hoje, aproximadamente 40% das papeleiras instaladas no município são depredadas ou vandalizadas e isso gera um gasto de R$ 180 mil por ano aos cofres públicos. Esse dinheiro poderia ser investido em outras áreas e projetos. Por meio da campanha e de forma divertida, queremos que a população se sinta parte deste processo, cuidando das lixeiras e fazendo bom uso delas. Dessa forma, todos ganham”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.
Atualmente, estão instaladas mais de 6,7 mil papeleiras em todo o município e estes equipamentos também são fundamentais para garantir o bom funcionamento dos sistemas de drenagem, especialmente na época de chuvas fortes, uma vez que ao dispor corretamente o lixo na papeleira as pessoas evitam que os materiais cheguem aos córregos, rios e galerias de águas pluviais.
O próximo esquete teatral está prevista para ocorrer na próxima quarta-feira (7) e deve percorrer as áreas da estação Prefeito Celso Daniel – Santo André da CPTM, além dos centros comerciais da Vila Pires, Vila Luzita e Santa Teresinha. De forma paralela, as redes sociais do Semasa também ganharam os tons da campanha e, até o final do ano, posts com a temática futebolística tratam as situações mais comuns encontradas pelas equipes da autarquia com relação a descarte incorreto, vandalismo e furto das papeleiras. A marchinha também integra a linha encontrada nas interações. Confira abaixo a letra:
“Hei, você, meu caro cidadão! Venha fazer parte da nossa seleção. Vamos jogar limpo, jogue limpo Santo André e o nosso time vai mostrar como é que é. A sua mira tem que ser certeira, pra todo lixo cair na papeleira. Lugar de lixo é no lixo, está dada a informação, fica ligado, nada de papel no chão. Seja um craque junto com o Semasa! Com Papelito e a nossa seleção, faça um gol de placa, marque seu golaço. Se entendeu, faça um buzinaço!”