Diadema realiza segundo mutirão de oftalmologia para estudantes da rede municipal
Ação faz parte do programa Lentes do Saber, iniciativa conjunta entre as Secretarias de Educação e Saúde; 460 crianças foram convocadas nesta etapa
- Data: 01/12/2022 15:12
- Alterado: 15/08/2023 18:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Programa Lentes do Saber
Crédito:Dino Santos
O Programa Lentes do Saber, parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde de Diadema que está avaliando a saúde ocular de todos os estudantes da rede municipal da cidade, realiza neste sábado (3) o segundo mutirão de oftalmologia para alunos do 1º ano do fundamental. Para este sábado, foram convocadas 420 crianças. Na primeira edição do mutirão, realizada no dia 5 de novembro, foram atendidas 336 estudantes, totalizando 756 atendimentos das crianças que apresentaram alguma dificuldade de visão no teste de acuidade realizado nas escolas. Todos os estudantes que precisarem vão receber, gratuitamente, óculos de grau, que serão entregues em dezembro nas escolas.
Desta vez, a Secretaria de Educação vai disponibilizar ônibus para que as famílias possam ir até o Quarteirão da Saúde, onde o mutirão será realizado. “A gente teve alguns estudantes que estavam agendados para o primeiro mutirão, mas não compareceram. Se a dificuldade era o transporte, agora teremos ônibus que farão o trajeto de ida e volta entre a escola e o Quarteirão da Saúde”, explicou a secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches.
A coordenadora de Educação Especial e Inclusão da Secretaria de Educação, Ana Claudia Martins, avaliou que a primeira experiência com o mutirão que foi realizado em novembro foi bastante positiva. “O relato das famílias foi muito satisfatório em relação ao tempo do atendimento e organização durante a consulta”, disse. “Sem falar que elas já saíram da consulta e puderam escolher os óculos. Tudo fluiu de maneira muito eficiente”, completou Ana Claudia.
Assim como ocorreu no primeiro mutirão, os atendimentos vão contar com a participação dos residentes e preceptores em Oftalmologia do Quarteirão da Saúde, além dos administrativos, enfermagem e dos dentistas. A atividade também conta com apoio técnico da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Todos os estudantes que precisarem receberão os óculos gratuitamente. Outros mutirões estão sendo programados para o ano que vem e o programa será, gradativamente, estendido a todos os estudantes do ensino fundamental, inclusive para as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).